Diferença entre sabonete de base pronta e sabonete feito do zero

mpsamplerkit
Hoje o post é sobre uma questão que sempre chega até mim. E como já respondi diversos e-mails sobre o assunto, decidi fazer este post, a fim de facilitar a nossa vida.
Mas e então? Há grande diferença entre o sabonete natural e o feito a partir de base pronta (também chamado de glicerinado)? Sabonete glicerinado é mais legal por que é feito sem soda? Sabonete feito do zero é melhor? É isso que vamos ver.
O SABÃO
Primeiro tenho que falar o que é sabão. Simplificando, posso dizer que sabão é produto da reação de saponificação (sim, isso parece óbvio, mas precisa ser dito). A reação de saponificação ocorre quando criamos condições adequadas para reagir ácidos graxos (presentes nos óleos vegetais) e uma base (no caso dos sabonetes em barra, hidróxido de sódio, ou soda cáustica). Durante essa reação, ocorre a formação de sabão (que é um sal) + glicerina (substância umectante que é subproduto dessa reação).
Simplificando:
gordura + soda cáustica —–> sabão + glicerina
Para a reação acontecer ainda entram: calor e água.
A soda cáustica pode ser substituída por hidróxido de potássio (para fazer sabão líquido) ou outro sal com características de alcalinidade (básicas). Se quer saber mais sobre o que é uma substância básica, vide conhecimentos do ensino médio (ácidos, bases, sais e óxidos, se não o post ficará muito longo).
Todo sabão é fruto dessa reação, inclusive os de base glicerinada. Quando você compra um sabão que não foi feito por essa reação, ele não é um sabão, e sim um detergente. Usar um produto feito com soda cáustica pode parecer assustador para algumas pessoas, mas isso não é um problema, desde que o preparo do sabão tenha sido bem feito. Quando isso acontece, toda a soda é neutralizada no processo e não temos mais soda no sabão. Ela é consumida e vira sabão e glicerina.
01
OK MONA, MAS O QUE É AFINAL SABÃO FEITO COM BASE GLICERINADA?
A chamada base glicerinada, nada mais é um sabão feito de maneira industrial, geralmente com banha animal onde são adicionados detergentes, conservantes e antioxidante de segurança duvidosa. Claro que há barras de base pronta feitas de maneira natural e alguns artesãos também a produzem, como a >>Ju Monteiro<< por exemplo. Mas essas mais baratinhas, geralmente sãos feita como eu disse acima. Portanto, se o motivo pelo qual você usa a base glicerinada, ou sabonetes de base glicerinada, é por não conter soda, não faz sentido. Ele também é produzido utilizando soda cáustica.
images-38
E O SABÃO FEITO DO ZERO, COMO É PRODUZIDO?
O sabão feito do zero, é feito pela mesma reação de saponificação demonstrada acima. Muitos artesãos escolhem esse método por poder escolher cada ingrediente que irá colocar nele. A diferença é que ao invés de comprar uma base pronta e derreter, ele mesmo faz a reação. Fazer sabão não é perigoso, desde que se tomem as medidas de segurança adequadas. Outro ponto que devemos considerar é que quando se faz um sabão (ou uma base glicerinada) em escala industrial, retira-se dele parte da glicerina para ser vendida à parte. Isso faz com que o sabão seja menos umectante que um sabão feito do zero, onde toda a glicerina é preservada. Alguns produtores de base glicerinada ainda adicionam propilenoglicol que é um umectante derivado do petróleo que está relacionado à irritações cutâneas. Isso tudo nos faz chegar à conclusão que a base glicerinada não é tão glicerinada assim como o nome sugere.
O objetivo do post é esclarecer algumas dúvidas que recebo por e-mail. Muitas pessoas ficam assustadas ao saber que os sabonetes feitos pelo cold process ou hot process são feitos com soda cáustica. Espero que tenham compreendido e qualquer dúvida adicional, pergunte abaixo.
Também não quero condenar nem atacar os artesãos que usam base glicerinada em seus sabonetes. Eu preferi optar por uma alternativa diferente e realmente sei que há trabalhos lindos feitos com base glicerinada, com a adição de ervas, óleos essenciais, argilas e extratos naturais. Inclusive há artesãos que usam bases artesanais, ou algumas industriais 100% vegetais.  E há ainda artesãos que desenvolvem suas próprias bases glicerinadas. Eu só quis considerar que há uma diferença entre os dois métodos.
OBS: Percebam que há uma diferença quando eu falo em base na reação química (substância básica, com característica de alcalinidade) e base pronta, ou base glicerinada (base vendida para o preparo de sabeonetes artesanais). São conceitos distintos que levam o mesmo nome.

Estou com turmas abertas para as oficinas de saponificação a quente e saponificação a frio. Se você deseja aprender a produzir seus próprios sabonetes e xampus sólidos de maneira natural, livre de sulfatos, conservantes, corantes artificiais, sebo animal e perfume sintético, confira a programação  >>CLICANDO AQUI<<.

Mona Soarimg_2621es
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]