Rotina de cuidados naturais para a pele oleosa e acneica

Sempre tive vontade de compartilhar com vocês receitas de cuidados naturais para a pele. Estudo o assunto há alguns anos e sempre recebo retorno de pessoas que seguiram minhas dicas e tiveram resultados incríveis. Como os primeiros resultados com o uso de ingredientes naturais eu pude observar em minha pele, vou passar pra vocês qual é a minha rotina de cuidados.

A PELE OLEOSA

A pele oleosa tem a vantagem de envelhecer mais lentamente, pois o excesso de sebo diminui o surgimento de rugas. A desvantagem é que o sebo produzido, combinado às células mortas, obstrui os poros, fazendo surgir cravos e espinhas.

É considerada uma pele “pesada” e está relacionada à mudanças hormonais. Se você possui acne severa, busque um tratamento com um profissional aromaterapeuta, naturopata, homeopata ou acupunturista. Essa indicação vale também para quem possui acne na vida adulta. Acne na vida adulta está relacionada ao estresse, alimentação inadequada desordens emocionais, mau funcionamento do fígado e ovários policísticos.

Eu busco controlar as minhas acnes através de uma alimentação saudável, exercícios e meditação (equilíbrio emocional). De vez em quando faço uma desintoxicação do figado com ervas específicas.  Para casos mais leves, siga essa rotina e observe os resultados. Os resultados costumam aparecer em aproximadamente seis semanas. Para todas as pessoas eu sugiro melhorar a alimentação e cuidar das emoções.

dscf6529
Kit de cuidados com a pele feito por mim: um gel para limpar a pele, um tônico facial e um serum feito com óleo de jojoba

LAVAR

Lavo o rosto de 1 a 3 vezes ao dia. Depende do calor. Uso sabonete natural em barra para isso ou às vezes preparo um gel líquido com tensoativos naturais. Ambos removem a oleosidade delicadamente e evitam o efeito rebote, o que deixa a pele ainda mais oleosa. Alguns ingredientes que podem estar em seu sabonete natural: andiroba, copaíba, argila verde, carvão ativado, ucuuba, laranja… todos são excelentes para equilibrar a oleosidade da pele.

TONIFICAR

Tenho tonificado a pele com uma mistura super simples de vinagre e água destilada (você pode usar um hidrolato/água floral no lugar da água destilada). Coloco em um recipiente metade de água e metade de vinagre. Essa misturinha pode ser guardada na geladeira. Eu não acho que fica cheiro de vinagre.  Caso você cisme, pode aplicar esse tônico, esperar um pouco e enxaguar. Às vezes pingo algumas gotas de óleo essencial de tea tree nessa mistura e agito toda vez antes de usar (5 gotas para cada 10 ml). O óleo de tea tree é antimicrobiano.

HIDRATAR

Ultimamente hidrato meu rosto com óleo de jojoba e algumas gotas do óleo essencial de cipreste. A cada 10 ml de óleo de jojoba, adiciono 5 gotas do óleo essencial. Acredito que esse foi o grande ‘pulo do gato’ na diminuição das minhas acnes e no controle da oleosidade. Ao contrário do que eu pensava, colocar mais óleo na pele oleosa não vai deixa-la mais oleosa. O óleo de jojoba na verdade é uma cera líquida e possui uma composição semelhante ao sebo natural da nossa pele. Quando aplicamos óleo na pele, ela “entende” que já possui óleo suficiente e não produz mais óleo para compensar. O óleo essencial de cipreste é antiinflamatório antimicrobiano e adstringente, diminuindo a oleosidade e os poros excessivamente abertos.

De vez em quando preparo algum creme para minha pele, mas faz tempo que tenho usado somente essa mistura de óleo de jojoba e cipreste.

ESFOLIAR

Faço peeling de cristal a cada 15 dias para renovar a pele, estimular a síntese de colágeno e remover as células mortas. Não sinto necessidade de esfoliar a pele além desse tratamento. A máscara de argila faço com mais frequência e ela também possui poder esfoliante, mesmo sem o movimento mecânico (movimentos circulares que recomendo no peeling de cristal). Os sabonetes em barra feitos com argila ou carvão também  promovem uma leve esfoliação diária. Você pode usar sabonetes de argila diariamente em sua pele (observe como ela reage) e assim garantir uma esfoliação suave e constante. Caso perceba que ela fica ressecada ou sensível, alterne o uso do sabonete de argila (ou carvão) com um sabonete sem argila.

dscf6525
Não vivo sem a máscara de argila verde

MÁSCARA DE ARGILA

Aplico máscara de argila verde uma vez por semana. Como tenho 36 anos, também aplico máscara de argila vermelha (indicada para pele madura) e branca (indicada para manchas). Uso máscara de argila duas vezes por semana. Sendo que a verde uso toda semana. A máscara de argila verde melhora a circulação sanguínea, favorece a eliminação de toxinas e regula a produção de sebo. Ou seja, é tudo que a pele oleosa necessita.

Nem sempre encontramos uma argila verde de qualidade. O ideal é que toda e qualquer argila forme uma espécie de creme quando misturada à água. Sua granulação deve ser finíssima. Atualmente tenho usado a argila verde da marca Panizza. Mas já usei a da Laszlo e gostei muito. Essas são as minhas marcas favoritas de argila.

A máscara de argila é simples de preparar. Pegue 3 a 4 colheres de sopa de argila e coloque em um recipiente de vidro ou cerâmica. Use uma colher ou espátula de madeira para pegar e misturar a argila.  Não manuseie argila com utensílios de metal. Vá adicionando água filtrada,  mineral ou chá* aos poucos até formar um creme. Muito cuidado, pois a argila hidrata com uma pequena quantidade de líquido. Mexa bem para ativar a argila (gosto de mexer em sentido horário e depois em sentido anti horário agradecendo e pensando coisas positivas).

Lave o rosto com água e sabão. Enxugue. Aplique a máscara de argila e aguarde 30 minutos. Use as mãos para aplicar a argila, ou um pincel (o pincel de aplicar base também é ótimo para aplicar argila).

Não espere secar. Molhe a argila e remova o excesso com as mãos. Jogue fora. Lave o rosto somente com água. Tonifique e hidrate. É normal a pele ficar vermelha após a máscara de argila. Isso acontece porque a argila estimula a circulação sanguínea. Depois ela volta ao normal. Caso isso não aconteça, significa que a argila verde não é indicada para sua pele. Tente a branca, que é mais suave.

*chás indicados para pele oleosa/acneica são: hamamelis, pitanga e camomila. Você pode preparar um chá utilizando água filtrada ou mineral com uma dessas ervas e usar esse chá pra hidratar sua argila.

ACNE

Como minhas acnes diminuíram bastante, passo períodos sem usar nenhum tratamento exclusivo para elas. Quando aparecem eu pingo uma gota de óleo essencial de tea tree ou resina de copaíba no dedo e aplico sobre as acnes duas vezes ao dia até ela sumir. Como toda a rotina que sugiro aqui é antiinflamatória e antimicrobiana, as acnes tendem a diminuir com o tempo.

MAQUIAGEM

Aboli quase completamente a maquiagem convencional e utilizo  maquiagem natural. Isso trouxe uma grande melhoria no aspecto e saúde da minha pele. Como as maquiagens naturais são feitas com óleos e minérios naturais, elas atuam também como tratamento de beleza.

E A PROTEÇÃO SOLAR, MONA?

viseira_bali_com_protecao_solar_uv_uv_line_80_2_20160322162433
Roupas e acessórios fazem parte da minha proteção solar, como a viseira.

No dia a dia não uso protetor solar no rosto. Quando saio para caminhar, uso uma viseira. No dia a dia, quando saio para trabalhar ou a passeio, uso maquiagem mineral natural. Por conter óxido de zinco e/ou dióxido de titânio, essa maquiagem já oferece alguma proteção solar. Mas os meus maiores cuidados em relação ao sol vem da alimentação: tomo suco verde diariamente, chás e evito óleos vegetais refinados como girassol e soja na alimentação. Eles são facilmente oxidáveis, e assim como o sol em excesso  promovem o envelhecimento celular.  Há muito a ser dito sobre proteção solar interna. Quem quiser um post sobre esse assunto, sinaliza nos comentários, pois estou pesquisando a respeito. Mas vale lembrar que o sol só é prejudicial em excesso. Sol de menos também é prejudicial, causando carência de vitamina D. Outra coisa a ser dita: tenho um tom médio de pele. Se a sua pele for muito clara, use um protetor solar mineral o mais natural possível.

Também evito me expor ao sol com camiseta regata ou top. Uso camisetas com manga. E no rosto eu uso um protetor solar feito por mim com óleos essenciais, óleos vegetais e óxido de zinco, mas só quando vou à praia ou me expor muito ao sol. Como o assunto de fazer o próprio protetor solar em casa ainda é muito polêmico no Brasil, eu prefiro te indicar que compre um protetor mineral com uma fórmula o mais natural que você encontrar, caso você opte por usá-lo. Eu faço o meu de acordo com meus estudos e em minha experiência não só como artesã de cosméticos, mas como farmacêutica também.

Essa é a minha rotina de cuidados com a pele oleosa. Venho obtendo resultados muito favoráveis. Bem diferente da época que usava cosméticos convencionais e minha pele reagia descamando. Espero que você que tem pele oleosa e leu esse post também se beneficie desses ingredientes que a natureza oferece.

__

Rerefências:

Curtis, S. [et. al.]. O livro de receitas da beleza natural: informações essenciais para cuidar da pele e do cabelo com produtos extraídos da natureza. – São Paulo: Publifolha, 2015.

Medeiros, G. O poder da argila medicinal – princípios teóricos, procedimentos terapêuticos e relatos de experiências clínicas – Blomenai: Nova Letra, 2013.

Imagens:

Destacada:

http://i.huffpost.com/gen/1095559/images/o-FACE-CREAM-facebook.jpg

__

img_2621

Mona Soares
Farmacêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

Marcado com , , , , , ,