Limpeza poderosa sem xampu

Esse é um post especialmente escrito para as pessoas que são adeptas da rotina de cuidados capilares No Poo, ou qualquer pessoa que mesmo que não siga essa rotina religiosamente, gosta de lavar o cabelo com condicionador de vez em quando.

Eu pratico o Low Poo há alguns anos, mas passo períodos longos lavando meu cabelo só com condicionador específico para Co wash. Isso faz com que meu cabelo fique incrivelmente hidratado, livre de ressecamento e macio. Acontece que depois de um tempo lavando apenas o cabelo com condicionador, eu sinto que ele vai ficando um pouco pesando e a raiz oleosa, mesmo usando apenas produtos liberados para a rotina (livre de silicones, derivados do petróleo e sulfatos).

DSCF6854

ENTÃO, O QUE EU FAÇO?

Sou uma apaixonada pelas argilas. Esses ingredientes minerais têm um poder infinito de auxiliar no equilíbrio da nossa pele e recentemente eu tenho extendido esse tratamento (goterapia) ao couro cabeludo e fios também.

Foi então que comecei uma limpeza mensal do cabelo com uma mistura que contém argila na composição. É muito simples de fazer e precisamos de apenas três ingredientes. Pode ser feita uma vez ao mês ou até mesmo de 15 em 15 dias. Acredito que essa limpeza pode ser muito benéfica às pessoas que estão começando agora a transição para a rotina No Poo, pois no começo da transição o cabelo fica meio estranho. Indico também para quem sofre de descamação do couro cabeludo e para pessoas que mesmo não seguindo a rotina No poo possuem cabelos mistos, com raiz oleosa e pontas secas.

VAMOS AOS INGREDIENTES

No caso dessa mistura, a argila é a rainha da festa. Todas as argilas têm em comum propriedades absorventes, melhorando assim a atividade energética das células, facilitando o processo de desintoxicação.

DSCF6858

Aqui eu  escolhi a argila branca porque ela é a mais delicada de todas. Tem alta capacidade remineralizante e ajuda a formar a queratina dos tecidos. Promove a oxigenação, o que faz com que estimule o crescimento saudável dos fios. Por atuar com suavidade, remove toxinas sem ressecar. Além disso é cicatrizante, ajudando a tratar problemas do couro cabeludo com acne, feridas e descamações. Eu escolhi a argila branca da marca PANIZZA. Pois pra mim é a melhor argila branca que pude encontrar até agora. A da LASZLO também é muito boa. O importante é que a argila seja bem fininha e fome um creme quando você misturá-la com a água.

Alem da argila branca, você vai precisar de  um óleo essencial e um condicionador.  Você pode usar um condicionador específico para limpeza do cabelo (um condicionador para co wash) ou mesmo um condicionador comum sem muitos ingredientes hidratantes (bacana seria um condicionador indicado para cabelo oleoso). Lembrando que caso escolha um condicionador comum, ele deve ser livre de sulfatos, silicones e derivados do petróleo (mineral oil, parafinum liquidum, etc). Exemplos de algumas marcas de produtos brasileiros que  são livres de qualquer desses ingredientes:  IKOVE , CATIVA , CHAD , FEITO A MÃO ,  Linha Amazônia Preciosa da SURYA BRASIL e a minha marca EWÉ ALQUIMIAS. Outra opção são as bases em creme da aromaterapia (ex: LASZLO PELE OLEOSA, ARTE DOS AROMAS, BIOESSÊNCIA LOÇÃO). Caso vá usar um condicionador convencional, é importante ler o rótulo. Eu uso o condicionador da minha marca, o ANDIROBA E COPAÍBA.

DSCF6863 (1)

O óleo essencial utilizado é o cipreste. Mas caso não possua esse óleo, pode substituir pelo óleo de tea tree. O óleo essencial ajudará a purificar o couro cabeludo e atuará na limpeza também.

PASSO A PASSO

Agora que você já sabe o que iremos usar em nossa mistura poderosa então vamos começar. A primeira coisa que você deve fazer é medir a argila. Eu uso um medidor desses de suplementos que vem nos suplementos que meu marido usa pra malhar. Ele tem uma medida aproximada em gramas, mas pode usar uma colher medidora ou um copinho de remédio. Evite usar utensílios de metal para manipular argila. Pra meu cabelo tamanho médio e muito volumoso eu uso umas 30 g de argila. Hidrate a argila com água filtrada e vá mexendo com uma espátula até ela virar um creme. É muito importante derramar água aos poucos. A argila precisa de pouca água pra se hidratar. Depois de hidratar a argila, acrescente a mesma medida de condicionador que acrescentou de argila (usei 30g de condicionador). Misture bastante e pingue 5 gotas do óleo essencial. Misture mais.

DSCF6864
Mistura pronta para ser usada

Pronto, pode ir ao banho. Lave primeiro com seu cabelo com condicionador puro (ou um xampu, caso não seja adepta do No Poo). Após enxaguar, aplique a misturinha no couro cabeludo todo, usando a ponta dos dedos. Massageie suavemente por alguns minutos. Aplique o produto no comprimento também. Deixe ele agir por 20 minutos. Enquanto espero ele agir, faço uma esfoliação em meu corpo com BUCHA VEGETAL. Mas você pode fazer qualquer outra coisa. Enxague bastante e use um condicionador potente (não mais o que usou para fazer a lavagem) ou uma máscara capilar. Enluve bem e deixe agir por alguns minutos. Enxague, enxugue e finalize como de costume.

NOTA PARA CRESPAS: se você como eu, possui cabelo crespo, eu sugiro que a primeira coisa que você deve fazer é molhar o cabelo e desembaraçar. Isso ajuda o cabelo a não embolar durante o processo. Essa é uma prática que adoto há anos sempre que coloco minha cabeça embaixo do chuveiro. Penteio os fios molhados delicadamente antes de tudo. Ainda quero escrever mais sobre isso.

OS RESULTADOS

Depois de fazer essa limpeza, passo a experimentar cabelos mais soltos, desengordurados e couro cabeludo limpinho. Sabe aquela “massinha” que aparece no couro cabeludo? Ela é absolutamente normal quando em pequenas quantidades e muito comum em quem tem uma rotina de cuidados livre de sulfatos – é uma proteção natural do couro cabeludo. Mas como eu disse: pequenas quantidades. Percebi que esse tratamento diminui consideravelmente a tal “massinha”, deixando o couro cabeludo limpo por muito mais tempo.

Então se você está buscando uma limpeza suave e efetiva do couro cabeludo e dos fios, eu recomendo fortemente esse tratamento ao menos uma vez ao mês. Vou adorar saber nos comentários como foi  pra você.

Mona Soarimg_2621es
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

 

 

Marcado com , , , ,