Esfoliação desintoxicante do couro cabeludo

Um dos grandes segredos para ter um cabelo bonito é um couro cabeludo saudável. Temos no couro cabeludo glândulas que liberam suor e gordura; além do mais, acumulamos resíduos de produtos e células mortas. Esfoliar melhora o estado da pele. Com o couro cabeludo é a mesma coisa, pois ele também é pele. A esfoliação  pode contribuir bastante para manter o equilíbrio do couro cabeludo. Você irá precisar de apenas três ingredientes para o preparo do esfoliante:

Argila rhassoul: proveniente do marrocos, é uma argila de cor marrom claro, utilizada milenariamente pelas mulheres de lá. Por ser um produto que vem de apenas uma mina no mundo, você deve usar com bastante cuidado e respeito; é um ingrediente raro. Ela desintoxica o couro cabeludo sem ressecar. Acalma e trata questões como a dermatite e a caspa. Possui uma granulação fina, mas o suficiente para uma esfoliação suave.

Aqui no Brasil, ela é vendida pela marca Zeena (>> clique aqui <<) . Caso você deseje uma opção mais acessível, poderá usar a argila branca.

Melado de cana: umectante natural, rico em ácidos naturais, vitaminas e minerais.

Chá de tomilho: o tomilho é uma planta estimulante da circulação (rubefaciente), estimulando o crescimento  e anti-séptica. Possui propriedades anti-caspa e tem ação protetora da pele.

8A4E6EF8-D36C-42BF-9C35-91B9464888DE
Argila rhassou, chá de tomilho e melado de cana para esfoliar o couro cabeludo

MODO DE PREPARO:

  • Faça uma pequena quantidade de chá de tomilho bem forte, aquecendo a água e colocando a erva quando a água estiver quente. Abafe.
  • Em um recipiente não metálico, acrescente três colheres de sopa cheias da argila. Use uma colher de madeira ou plástico.
  • Acrescente uma colher de sopa de melado de cana.
  • Coe o chá em uma xícara ou copo e vá derramando ele bem aos poucos na mistura de argila e melado, mexendo sempre. Cuidado para não colocar chá demais, pois a mistura deve ficar pastosa como a da foto.
  • Caso sobre chá, poderá ser usado no último enxague da argila, antes do condicionador. Dilua-o em mais água no momento do enxague.

COMO USAR:

  • Lave o cabelo como de costume e antes de condicionar, aplique a mistura no couro cabeludo usando a ponta dos dedos. Divida o cabelo e vá aplicando até que todo o couro cabeludo esteja coberto com a mistura.
  • Massageie suavemente com movimentos circulares por 5 minutos.
  • Enxague abundantemente e condicione como de costume.

Essa receita poderá ser usada uma vez ao mês ou a cada dois meses e deixa o couro cabeludo limpinho, mais responsivo a outros tratamentos, além de estimular o crescimento saudável dos fios.

Gosta do meu conteúdo e deseja acessá-lo em outros formatos?

Me siga nas redes sociais:

Instagram: >> clica aqui <<

Facebook: >> clica aqui <<

REFERÊNCIAS:

  1. CUNHA, A. et al. Plantas e produtos vegetais em cosmética e dermatologia. 4.ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.
  2. MASSEY, L. O manual da garota cacheada: o método curly girl. 1. ed. Rio de Janeiro: BestSeller, 2015.

Mona Soarimg_2621es
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

Marcado com , , , , , ,