Delicie-se com a Massoia

“Massoia é uma árvore tropical nativa da Nova Guiné (Austrália). Essa árvore de médio porte, cresce em florestas úmidas de 400 a 1000m de altitude. A casca da árvore tem um aroma agradável, que lembra a coco. O aroma é atribuído à molécula de lactona, presente também no melado de cana e no tabaco.”
massoia
Casca da árvore Massoia, 
de onde se extrai seu óleo essencial
A primeira reação que tive ao ler essa descrição foi: preciso conhecer! Eu amo o aroma da polpa de coco e sempre quis fazer um sabão de coco legítimo. Porque esses sabões que vendem no mercado com o nome de “sabão de coco” já deixara de ser sabão de coco há tempos.
Vi uma receita no blog do Akira, de sabão de coco. Ele propõe uma receita de sabão de coco que eu chamaria de luxuosa: óleo de coco, água de coco, leite de coco e como se não bastasse, perfumada com um óleo essencial que lembra a coco. Vários saboeiros têm suas próprias receitas deste sabão. E eu fiz a minha, a partir do óleo de licuri, que é muito parecido com o óleo de coco; tem um aroma doce delicioso, e consigo fácil em minha região. Acrescentei, além da água e do leite de coco produzido por mim, uma calda de açucar.
O resultado é um sabão com uma espuma abundante, ultra cremosa, macia e com aroma de cocada. Uma experiência sensorial Gourmmand.
 
dscf1974
Sabonete Ewé feito com Massoia, Óleo de Licuri,
Água de Coco e Leite de Coco Artesanal
 
 
A massoia também ajudou a dar vida (além de tenacidade) ao perfume Gabriela. É um aroma que deve ser usado com muita cautela e diluição; do contrario é irritante. Na aromaterapia é referido como um óleo animador, que afasta a melancolia e alivia quadros de ansiedade. Na Nova Guiné é usado para preparar uma pomada chamada bobory, comumente usada pelas mulheres nas bochechas para dar um tom avermelhado, devido à sua capacidade de ativar a circulação local.

O sabonete de massoia está disponível aqui.