Lavando o cabelo com condicionador

A primeira vez que lavei o cabelo com condicionador foi em 2010. Acredito que foi nessa época que o movimento conhecido como no poo passou a ser difundido no Brasil. Nesse tempo eu ainda não conhecia o universo dos cosméticos naturais. Usava qualquer condicionador baratinho, livre de silicones e derivados do petróleo e obtinha fios limpos, macios e fáceis de desembaraçar.
Nessa época eu sequer sonhava em ter uma marca de cosméticos artesanais. O tempo passou e eu abandonei o ‘no poo’.
Quando comecei a estudar cosméticos, uma das primeiras coisas que pensei em desenvolver foi um condicionador que se adequasse a limpeza dos fios. Foram vários e vários testes, até chegar ao condicionador de Andiroba e Copaíba, que além de limpar o cabelo e o couro cabeludo,serve para hidratar fios com tendência a oleosidade. É um produto multifuncional.
Aliás este é o segredo na hora de escolher um condicionador para usar como substituto ao xampu: ele não pode ser muito hidratante.
Antes de levar meu projeto a frente, pesquisei se  condicionador realmente é capaz de limpar. Encontrei no blog The Natural Haven, um experimento em que a autora demonstra a limpeza do cabelo usando condicionador. Ela conclui que o condicionador faz uma limpeza suave. A quem se interessar, o link será postado ao final do texto*.
wash-black-hair
Muita gente conhece esse método e faz uso, seja exclusivamente, ou alternando com xampus mais suaves, como por exemplo o xampu em barra (sabonete natural). Eu venho fazendo da seguinte forma: alterno o xampu em barra (uso um de castanha da minha marca, a Ewé) com o condicionador. Lavo o cabelo duas vezes na semana. De 15 em 15 dias uso o xampu em barra e no restante dos dias eu lavo com condicionador. Após lavar com condicionador, enxaguo e passo uma máscara hidratante. Deixo alguns minutos, enxaguo e finalizo com creme de pentear.
O que eu acho deste método:
  • Limpa sem ressecar ou embaraçar. É excelente para pessoas de cabelo comprido e/ou que embaraça bastante
  • Deixa o cabelo mais macio do que quando lavado com xampu e com mais definição também Sendo portanto ótimo para cabelos crespos ou cacheados
  • Por embaraçar menos na lavagem, diminui a quebra e a queda
  • É indicado para pessoas de cabelo seco e danificado por processos químicos

Há quem lave o cabelo somente com condicionador. Como mencionei acima, gosto de lavar com xampu sólido duas vezes ao mês para uma limpeza mais efetiva e o restante das vezes somente com condicionador. O segredo é experimentar e ver de que forma é melhor para você.

COMO LAVAR O CABELO COM CONDICIONADOR
A primeira coisa que você deve pensar ao querer lavar o cabelo com condicionador é a escolha do produto correto. Ele deve ser livre de silicones (busque no rótulo palavras que terminem com -one ou -ane) e devidados do petróleo (petrolatum, paraffinum liquidum, vaselina, etc).
O modo de lavar é muito parecido com o uso do xampu. Eu molho e depois divido meu cabelo e desembaraço (gosto de desembaraçar antes de lavar). Coloco o produto na ponta dos dedos e vou passando em todo o couro cabeludo, massageando. Depois puxo para as pontas e enxaguo.
Para quem está começando no método, aviso que o cabelo pode demorar a se acostumar e a equilibrar a oleosidade. Portanto, se não funcionou de primeira, vale a pena insistir um pouco.
Outra coisa importante: a lavagem do cabelo com condicionador é incompatível com o uso de produtos que contém silicones e derivados do petróleo, pois essas substâncias grudam nos fios e não saem facilmente. O condicionador e xampus mais suaves não conseguem removê-las. É preciso apelar para produtos com sulfato, portanto não é indicado para quem usa máscaras, finalizadores, etc que contenham tais substâncias.
E então? O que você acha de lavar o cabelo com condicionador? Você já faz isso? Está curiosa/o para experimentar? Ficarei feliz em saber da sua experiência.
*(link do ‘The Natural Haven‘ http://www.thenaturalhavenbloom.com/2014/02/does-co-washing-really-clean-your-hair.html