Ê dendê! Meu caso de amor na cosmética e na culinária

Ingrediente polêmico, tanto na culinária quanto na cosmética.Mas uma coisa não podemos esquecer, ele não passa despercebido. Sua coloração alaranjada intensa é responsável por parte dos seus benefícios tanto para pele e cabelos, quanto na alimentação.

Ao contrário do que se diz por aí, o dendê não é prejudicial à saúde. Ele não entope as artérias, e suas gorduras saturadas estáveis são mais benéficas que os óleos das prateleiras dos supermecados, como soja, girassol e milho por exemplo. Há um forte lobby por trás da divulgação de prejuízos causados por óleos produzidos por comunidades extrativistas, como o dendê, o licuri e o coco por exemplo, mas isso é assunto para outro post.

Aqui eu vou me reter aos seus benefícios na cosmética: o dendê é rico em beta caroteno e vitamina E, dois super antioxidante que auxiliam no retardo ao envelhecimento natural. Produtos feitos com dendê, quando usado nos cabelos, ajuda a proteger dos raios solares. Dá muito brilho aos cabelos, além de ajudar na definição de cachos e ondas.

morere-foto-mark-dayves-290408-289
Frutos do dendê prontos para serem pilados

A Ewé possui dois produtos feitos com dendê, que são o Creme de Pentear e o Sabonete. Ambos também contêm mel orgânico. Tanto o dendê quanto o mel utilizados são daqui das Bahia. O mel vem da chapada diamantina e o dendê do recôncavo.

Aqui a gente encontra essa iguaria facilmente, e de excelente qualidade. Se você vier in Salvadô e quiser levar dendê do bom para sua terrinha, aprenda: não se compra dendê no mercado e sim na feira! Dendê do mercado é feito na indústria e a qualidade não é das melhores. Busque no google maps por “Feira de São Joaquim” ou “Feira da Sete Portas”. Pede licença pro povo todo que fica passando pra lá e pra cá, desvia das galinhas, desvia do cacho de jaca no chão, desvia do balaio de ervas com cuidado, e vai olhando até ver as garrafinhas brilhantes.

Quando chego na feira pra comprar o dendê, há duas qualidades do mesmo: o dendê prensado e o dendê “de pilão”. O último possui qualidade superior e é feito de maneira artesanal em todas as suas etapas. Segundo o feirante: “o dendê de pilão é feito apenas com frutos maduros selecionados, o outro é feito com o cacho todo colocado na prensa. Desse aqui [pegou a garrafa do dendê de pilão] bastam um pouquinho na comida e já deixa aquela cor e o cheiro maravilhoso. É bem mais forte e muito melhor.”.

feira-de-sao-joaquim-salvador-dende1
Percebem a diferença? O dendê comum são as garrafas da esquerda e do meio.
O dendê de pilão são as garrafas da direita, próximo às conservas de pimenta.
Observe que a cor é mais intensa.


E é verdade! Ele tem uma cor bem mais intensa que o dendê prensado, além de ser mais cheiroso e saboroso.Eu, naturalmente, tanto no vatapá, quanto nos cosméticos, uso o dendê de pilão. Adoro dendê!

* imagem 1 retirada do site: http://www.edende.org/
   imagem 2 retirada do site: http://www.matraqueando.com.br