Como tirar a maquiagem com produtos naturais

A dica de hoje é bem rapidinha e sei que muita gente já é adepta/o, mas vale sempre lembrar. Há mais de um ano não uso demaquilante industrializados. Ainda não consigo usar maquiagem 100% natural, mas a maior parte dos itens da minha maquiagem são minerais ou de marcas naturais.
Como não uso muita maquiagem, fico tranquila e estou fazendo minha transição aos poucos. Não vou jogar fora o que está bom e ainda dentro da validade. Quando acabar, substituo por itens mais naturais.

Maquiagem é composta de ingredientes que se dissolvem ou em água, ou em óleo. Pensando nisso, tentei diversas formas de retirar sem comprar o tal “demaquilante”. Antes eu retirava só com óleo e foi aí que decidi incluir outro item e usá-lo de uma maneira um pouquinho diferente da usual.

Eu tiro a maquiagem usando dois itens que com certeza você tem aí: óleo e sabão. O meu óleo favorito para isso é o óleo de coco, que tem inúmeras propriedades maravilhosas, como ser fungicida, bactericida e antiinflamatório. Tenho pele oleosa e acneica, mas ele não piora a acne, desde que seja adequadamente retirado.

31 Jul 2013 --- Black woman wiping face with cotton pad --- Image by © JGI/Jamie Grill/Blend Images/Corbis
Ingredientes simples são capazes de remover
a maquiagem sa sua pele

Eu faço assim:
– Espalho uma pequena quantidade de óleo de coco no rosto (o equivalente a meia colher de chá). Massageio todo o rosto, inclusive o olho.

– Passo algodão (você pode usar um tecido limpo também) para remover o rímel, com um pouco mais de óleo. Vou removendo o rímel, lápis e sombra até ter certeza que removi completamente. Passo o algodão também no rosto, para absorver o óleo e a maquiagem. Isso deve ser feito delicadamente. Vai ficar um pouco de resíduo de óleo e maquiagem ainda. É aí que vem a segunda parte.

– Passo sabonete líquido natural (ou, em caso de ser um sabonete sólido, eu formo a espuma mas mãos) em todo o rosto ainda sem molhar, massageio e enxaguo.

– Observo pra ver se ainda tem algum resíduo de maquiagem, sobretudo nos olhos (a parte mais difícil de limpar em minha opinião). Se tiver eu passo mais um pouco de óleo e passo o algodão.

– Agora que o rosto está molhado, eu lavo novamente com sabonete, enxaguo e fim.

– Tonifico e hidrato normalmente.