Tenha cabelos compridos e saudáveis

Este post é pra você que está deixando o cabelo crescer e quer dicas naturais para ajudar no processo. Antes de entrar nas dicas, algumas coisas precisam ficar claras, para que não se crie ilusões a respeito do assunto:
– Cada cabelo tem um tempo de crescimento (inclusive na mesma cabeça, há partes que o cabelo cresce mais rapidamente que em outras) e tudo que ensinarei aqui fará otimizar ao máximo esse tempo para que seu cabelo cresça em todo seu potencial. Mas não existe milagre.
– Além do cabelo crescer, ele precisa não quebrar. Alguns cabelos “não crescem” porque ele possui pontas frágeis que se partem influenciando em seu comprimento.
– Sua saúde influencia no crescimento do seu cabelo. Fatores com estresse e alimentação deficiente são inimigos do cabelo comprido.

CUIDANDO DO COURO CABELUDO

50029e85135b31730eb23cab89bc1468

Para termos um crescimento saudável, é preciso ter um couro cabeludo saudável. Contaminações por fungos e bactérias, dermatites e descamações influenciam e muito.
Há algumas coisas que podem ser feitas para tratar essa condição:

1. Massagem com óleo de coco* e óleos essenciais de lavanda e alecrim:

Em um recipiente, acrescente uma colher de chá de óleo de coco, 3 gotas de óleo de lavanda e 1 gota de óleo de alecrim. Misture bem e massageie o couro cabeludo com a ponta dos dedos suavemente com essa mistura. O óleo deverá ser aplicado no couro cabeludo sujo e seco. Você deverá permanecer com essa mistura por 1 hora e depois lavar normalmente. O óleo de coco é antifúngico, o óleo essencial de lavanda é reparador e o óleo de alecrim é estimulante. Não use o óleo de alecrim se você for hipertensa/o ou tiver epilepsia.

2. Enxague com chá de louro

As folhas de louro são excelentes para estimular o couro cabeludo e o crescimento dos fios. Faça um chá bem forte, espere esfriar, coe e jogue no último enxague (depois que tirar todo o condicionador  ou máscara). Massageie levemente, deixe agir por alguns minutos e enxague. O mesmo pode ser feito com folhas de jaborandi. O jaborandi estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo.

3. Máscara de argila

A argila tem o poder de desintoxicar o couro cabeludo e ainda fortalece os fios. A máscara pode ser usada a cada 15 dias ou uma vez por mês. Para evitar que resseque os fios, faça uma hidratação potente em seguida.
Prepare sua máscara com 5 colheres de sopa cheias de argila branca (se seu couro cabeludo for oleoso, use 3 colheres de sopa de argila branca e 2 de argila verde). Acrescente água mineral ou um chá (pode ser jaborandi ou louro; no caso do couro cabeludo sensível, use chá de camomila). Vá colocando o chá aos poucos, pois a argila hidrata com uma pequena quantidade de água. Mexa até formar uma pasta. Deixe descansar.
Lave o cabelo com um xampu natural, enxugue o cabelo e aplique essa máscara em seu couro cabeludo. Deixe agir por 20 minutos e enxague. Faça uma hidratação potente nesse dia após a máscara de argila.
Muito cuidado ao aplicar a argila no cabelo. Não massageie o cabelo com a argila e nem espere ela secar para retirá-la. Caso seu cabelo seja muito seco, passe um pouco de creme no comprimento antes de aplicar a argila.

CUIDANDO DO COMPRIMENTO

Como eu disse, de nada adianta o cabelo crescer se ele quebra. A quebra dos fios pode estar relacionada a problemas de saúde, má alimentação, estresse, além de “tratamentos químicos”, desembaraço inadequado, presilhas de ferro, etc.
Antes de usar as receitas sugeridas aqui, recomendo que você desembarace seu cabelo começando pelas pontas, com carinho e evite prende-los com elásticos apertados ou presilhas de ferro. Prefira tecidos de algodão e malha.

3. Umectação

ciara-long-black-hair-in-very-curly-afro-with-highlightsA umectação ajuda muito a manter o comprimento dos fios. O melhor óleo para fazer umectação visando manter o cabelo comprido é o óleo de coco*. Isso porque o óleo de coco* contém uma molécula chamada ácido láurico que consegue penetrar nos fios de uma forma que evita um fenômeno chamado fadiga hídrica. A fadiga hídrica faz com que os fios fiquem cheios de água após lavados e partam com mais facilidade. Para o óleo de coco* ter essa função ele precisa permanecer no cabelo por muitas horas e deve ser aplicado nos fios secos.
Adicione 1 a 3 colheres de sopa cheias de óleo de coco* em um recipiente e aplique nos fios secos. Deixe por no mínimo 4 horas (pode ficar muito mais tempo que isso). Lave normalmente.

4. Enxague com vinagre

Falei >>nesse post<< sobre os benefícios do vinagre
pro cabelo (tanto couro cabeludo quanto comprimento). O vinagre além de manter o couro cabeludo saudável, ajuda a manter a hidratam dos fios, diminuindo a quebra.

5. Gel de aloe vera

O gel de aloe vera pode ser comprado pronto (procure o suco de aloe vera puro da marca forever) ou preparado por você >>ensinei aqui<< como se prepara o gel de aloe vera ajuda a proteger os fios do sol e mantê-los hidratados.

CUIDANDO-SE POR DENTRO

6. Durma bem

Tudo em nosso corpo renova-se durante o sono. Portanto se quer ter cabelo comprido, durma bem. Evite ir para a cama muito tarde. Medite ou faça uma oração antes do sono. Ou pelo menos respire fundo pedindo (ao que quer que você acredite) que tenha um sono reparador.

7. Beba muita água

Esse é o tipo de dica velha e sem graça que todo mundo conhece, mas nem todo mundo pratica. Não adianta nada comprar os produtos mais caros do mundo se você não bebe água. Eu estou falando nela porque infelizmente o senso comum nem sempre é a prática comum.

8. Alimente-se impecavelmente

Quando eu digo para que você se alimente de maneira impecável, não estou dizendo para você siga esse ou aquele tipo de alimentação. Mas que você coma o melhor que puder, dentro das suas possibilidades. Isso inclui o máximo de verdura, hortaliça e salada possível.

Claro que não precisa fazer todas as receitas ao mesmo tempo. Como eu sempre digo: escolha algumas, use um tempo e observe. Desejo um cabelo lindo pra você.

*o óleo de coco pode ser substituído pelos óleos de licuri ou palmiste.