No poo e low poo para iniciantes

lifestyle

Quando comecei a receber mensagens de pessoas pedindo ajuda de como “fazer” no poo e low poo nos cabelos eu me perguntei se era a pessoa mais adequada para falar sobre esse assunto. Venho há algum tempo escrevendo sobre cuidados para cabelos naturais e quando paro para pensar, percebo que todas as minhas dicas podem se encaixar nos métodos Low poo ou No poo. Os produtos feitos por mim ou sugeridos por mim são totalmente livres de sulfatos, silicones e petrolatos. E na verdade eu só vim parar nesse ramo da cosmética natural porque lá atrás eu conheci esse jeito de cuidar do cabelo crespo usando ingredientes menos agressivos. Foi a partir desse contato com o low poo e no poo que comecei a ler rótulo, a fazer umectação com óleos vegetais, a explorar os ingredientes naturais. E como foi o começo de tudo, por que não escrever sobre o assunto?

Há uma infinidade de textos sobre as técnicas. Eu sempre os indico para as leitoras que me perguntam. Mas nenhum desses textos tem o meu olhar. Por isso decidi escrever a respeito. Este é um texto para iniciantes. E para todas as pessoas que desejam ter uma visão “mais natural” do método, já que os produtos indicados por mim são da cosmética natural. Vou falar brevemente dos conceitos e de como começar já a fazer essa transição para uma rotina livre dos ingredientes inadequados para esses métodos de cuidados com o cabelo.

screen-shot-2014-04-30-at-5-04-28-pm
Seu cabelo está carente de maciez? Pode ser o excesso de sulfato

Antes de partir para os conceitos, eu preciso dizer que os termos Low Poo® e No Poo® foram patenteados pela empresária Lorraine Massey para classificar os produtos da sua marca de cosméticos, a Deva. Porém esses termos são largamente utilizados para definir técnicas de cuidados capilares com outros produtos cosméticos e até mesmo ingredientes naturais. A conceituação que dou aqui é em respeito a esse movimento de autonomia das pessoas e não aplicando exclusivamente aos produtos Deva.

Ambos os métodos possuem restrição de uso de alguns ingredientes e vamos começar falando sobre isso. A promessa das técnicas é você ter cabelos mais macios, livres de ressecamento e saudáveis. Elas beneficiam principalmente os cabelos secos, crespos e cacheados.  Muitas pessoas que estão fazendo a transição capilar (para se livrar de alisamentos e relaxamentos químicos) , buscam nessas técnicas uma forma de cuidado mais suave para o “novo cabelo”. Mas já li relatos de pessoas com cabelo liso, oleoso,  que também aderiram.

NO POO, LOW POO E OS PROIBIDÕES

A prática do No Poo se dá através de uma rotina de cuidados capilares sem espuma. Aqui a limpeza capilar feita com condicionadores específicos. Para fazer o no poo, você deve excluir da sua lista todos os tensoativos (os sulfatos e até mesmo tensoativos mais suaves, liberados apenas para o Low Poo) , petrolatos e silicones. A lavagem do cabelo é feita com um condicionador específico e essa lavagem é conhecida por co wash.

Já no Low Poo a rotina é feita com um agente limpante que produz pouca espuma . Aqui também excluímos os sulfatos e petrolatos. Em relação aos silicones, há quem faça o Low Poo e utilize alguns silicones. Eu prefiro não utilizar. Eles são desnecessários e além de não serem legal para o cabelo, não são produtos nada ecológicos. Cosméticos naturais não possuem silicones. Abaixo, dou as listas de ingredientes que devem estar fora de cada rotina.

SULFATOS E OUTROS TENSOATIVOS FORTES

Estão presentes nos xampus de alta limpeza. Ele é largamente utilizado pela indústria de cosméticos convencionais por ser barato e formar espuma abundante. A espuma tem um grande valor mercadológico, pois passamos a acreditar que só é possível limpar algo quando há formação dela. Então esse é o primeiro paradigma que devemos quebrar quando começamos uma rotina de cuidados no Poo, já que nessa técnica a limpeza é feita totalmente sem espuma. Os sulfatos são muito bons para desengordurar panelas e roupas. Porém agressivo demais para a limpeza do cabelo e couro cabeludo, pois remove, além da sujeira, a proteção natural do cabelo e podem irritar olhos e mucosas. Sulfatos são os tensoativos agressivos mais conhecidos. Mas há outros também que você deve evitar. Procure no rótulo os ingredientes abaixo e fuja deles. Estão em inglês porque é assim que se apresentam nos rótulos.

Sodium lauryl sulfate

Sodium laureth sulfate

Ammonium laureth sulfate

Sodium akylbenzene sulfonate

Ammonium laureth

Ammonium lauryl ether sulfate

Ammonium lauryl sulfate

Ammonium xylene sulfonate

Dioctyl sodium sulfoccinate

Ethyl PEG-15 cocamine sulfate

Lauryl sulfate

Methyl cocoil (lauril taurate)

Sodium Lauryl glucose carboxylate

Sodium cocoil glicinate

Sodium cocoil isethionate

Sodium trideceth sulfate

Sodium laurilsulfate

Sodium socoyl

Lauroyl sarcosinate

Sodium sulfate coconut

Sodium lauryl solfoacetate

Sodium trideceth sulfate

Sodium tridecyl sulfate ether ethanol

Sodium tridecyl tri / oxyethyl

Sodium xylene sulfonate

TEA dodecilbenzenosulfonato

TEA laurel sulfato

Tridecyl polyoxyethylene sodium sulfate

TENSOATIVOS MAIS SUAVES

Os tensoativos abaixo produzem espuma suave e limpam com delicadeza, sem remover a proteção natural dos fios, por isso não ressecam. Estão presentes nos xampus de limpeza suave. Eles não conseguem remover os petrolatos e nem alguns silicones. Por isso esses dois ingredientes devem ficar fora da rotina de quem pratica alguma das técnicas.

Cocoamidopropyl betaine

Babassuamidopropyl betaine

Sulfoacetate lauryl

Dissodium cocoil glutamate

Lauryl glucoside

Decyl glucoside

Laureth sulfosuccinate

Sodium lauroyl lactylate

Poliglucoside

Dissodium laureth sulfoccinate

Sodium lauroyl sarcocinate

Acima estão alguns exemplos de tensoativos liberados para o low poo, porém proibidos para o no poo. Lembrando que na rotina no poo não usamos nenhum tensoativo. Outra coisa que preciso falar é que a lista acima não considera a toxidade dos ingredientes, apenas se são ou não mais suaves do ponto de vista da limpeza. Os que são liberados para uso em cosméticos naturais e possuem baixa toxidade  (no caso do cocoamidopropilbetaine) ou quase nenhuma toxidade, estão destacados na cor verde.

Preciso incluir na lista de tensoativos liberados para quem faz low poo os sais produzidos durante a saponificação. Como são formados pela reação do hidróxido de sódio com gorduras vegetais, nem sempre vem especificados no rótulo. Os sabonetes de saboarias naturais artesanais são liberados para low poo. Algumas marcas possuem linhas de xampus sólidos para cuidados específicos, mas você não precisa se limitar a eles. Pode testar à vontade até encontrar o seu.

PETROLATOS

São derivados do petróleo, como a parafina e o óleo mineral. Assim como os sulfatos, são extremamente baratos. De característica oleosa, mas sem nenhum nutriente, engorduram o cabelo e com o passar do tempo, deixam-no com aspecto ensebado impedindo que a água e demais agentes hidronutritivos cheguem aos fios. Só podem ser removidos com sulfatos fortes. O EWG considera os petrolatos como alergênicos, capazes de intoxicar o nosso sistema imune. São ingredientes que devem ser evitados por quem pratica a rotina no poo e low poo. São encontrados nos rótulos como:

Petrolatum

Mineral oil

Paraffinum liquid

Vaseline

C13-14 isoparaffin

Dodecane ou Isododecane

Dodecene ou Isododecene

Alkane

2013-01-17 14.44.10
O meu cabelo atualmente: livre de todos os proibidões

O CICLO VICIOSO E COMO SAIR DELE

Mas por que devemos evitar esses ingredientes? Eles são usados largamente em produtos cosméticos e colocam você em um círculo vicioso: você lava seu cabelo com xampus feitos com sulfatos e eles ressecam seu cabelo. Em seguida, você usa condicionador/máscara/creme de pentear com silicones e derivados do petróleo. Esses produtos  dão impressão de cuidar do cabelo, mas na verdade estão apenas fazendo uma “maquiagem”. Não possuem nenhum poder nutritivo de fato e com o tempo podem se acumular. Para remover essa “graxa” só mesmo um xampu com sulfato. Com o tempo o cabelo vai ficando ressecado, fraco e sem vida. Aí chega o ponto que não adianta! Por mais que você gaste com cremes caros, seu cabelo não responde.

NOTA: ACHO QUE AQUI FICA CLARO PORQUE NÃO DÁ CERTO MISTURAR PRODUTOS LIBERADOS COM NÃO LIBERADOS. 

Para sair desse ciclo vicioso e descobrir qual das duas técnicas se aplica a você é preciso experimentar. A primeira coisa que você deve fazer é lavar o cabelo pela última vez com xampu com sulfato (esse mesmo que você ainda tem aí). Então pode começar a usar uma linha de produtos livres dos ingredientes que citei. No começo o cabelo pode ficar meio estranho, mas ele vai se adaptando aos poucos. Está ocorrendo uma desintoxicação dos fios. Tenha paciência. Por volta de um mês, o cabelo começa a ficar bonito. Caso isso não aconteça, continue testando produtos, busque por resenhas de produtos que deram certo em pessoas que têm o cabelo parecido com o seu. Mais vá com calma. A direção é mais importante que a pressa.

Abaixo eu dou uma lista de marcas naturais de produtos que podem ser usados por você. Os produtos que indico são de marcas que conheço e uso e são para quem deseja algo mais da palavra “natural”, no sentido de buscar se libertar não só dos silicones, sulfatos e derivados do petróleo, mas também de outros ingredientes que podem prejudicar a saúde quando usados de maneira sistemática (como por exemplo os parabenos, liberadores de formol, essências e corantes sintéticos). Lembrando que as dicas que dei até aqui valem pra quem não segue a linha mais natural também. Hoje no mercado existem diversas marcas com produtos liberados, mas que não são naturais. Eu só não posso indicar porque além de não usar, seria contra os princípios daquilo que acredito.

COSMÉTICOS NATURAIS LIBERADOS

Teoricamente você deve ler o rótulo dos produtos e excluir da sua lista de cuidados aqueles que não contenham os ingredientes citados acima. Pelo menos era assim quando eu comecei a estudar a técnica, por volta de 2009. De lá pra cá muita coisa mudou e temos uma variedade de produtos que no rótulo frontal já vem a informação: livres de sulfatos, silicones e derivados do petróleo. Isso facilita muito. No meu caso é muito mais fácil, pois como utilizo apenas cosméticos naturais, não preciso me preocupar com isso, pois essas marcas já são livres de todos esses ingredientes. Algumas marcas que você pode incluir na sua lista despreocupadamente são: IKOVE, SURYA AMAZÔNIA PRECIOSA, SURYA COLORFIXATION, SURYA CACHEOU, HÉRBIA, SACHICATIVA NATUREZA, CHAD e SAL DA TERRA SABOARIA. As marcas de cosméticos naturais artesanais, as saboarias artesanais não utilizam ingredientes como sulfatos, perolados e silicones. Mas certifique-se de que se trata de uma marca “natural e artesanal” e não somente “artesanal”.

Todos os sabonetes e xampus da minha marca são liberados para low poo e todos os cremes, condicionadores e máscaras, são liberados para low poo e no poo. Em caso de marcas artesanais tem ainda a vantagem de você poder entrar em contato com o SAC, em caso de dúvida, e a pessoa responsável por tirar sua dúvida pode mesmo ser a própria artesã (ou artesão). Lembrando que as marcas citadas acima, os xampus são liberados para low poo. Mas todos os condicionadores, cremes e máscaras são liberadas para no poo. Alguns condicionadores, inclusive podem ser usados para lavar o cabelo (fazer co wash). Eu sugiro especialmente os indicados para cabelos oleosos, pois possuem baixo teor de agentes engordurantes. Como exemplo: O condicionador de Andiroba e Copaíba da minha marca, e o condicionador Murumuru da Surya Amazônia Preciosa.  A linha Cacheou da Surya Brasil possui um condicionador específico para lavar o cabelo. Infelizmente não há muitas marcas naturais com produtos para limpeza liberados para quem faz o No Poo. Se você conhecer mais alguma me indique nos comentários.

Outra vantagem de aderir a esse no poo/low poo mais natural é que você pode comprar tranquilinha os produtos pela internet, pois os lojistas, em sua maioria, apresentam a composição na descrição do produto. Na lista acima eu não incluí a LUSH. Mesmo gostando de alguns produtos da marca, a maioria dos xampus contém sulfatos e alguns contém parabenos (não interfere na rotina, mas eu evito), mas há condicionadores e cremes de pentear liberados por lá.

Outra opção que dou é a marca FEITO A MÃO. A marca ainda possui em alguns produtos ingredientes polêmicos como fragrância sintética, porém a composição é bem mais limpa que outros cosméticos convencionais liberados. Os preços também são bem bacanas. Adquiri recentemente alguns produtos da marca já livres de fragrância sintética e ainda não usei. Conheço a proprietária da marca e ela está pesquisando meios de tornar a marca cada vez mais natural. Acredito que os produtos estão passando por uma transição. Em caso de dúvida, entre em contato.

RESUMINDO

O Post ficou grandão, né? Então vou resumir as informações essenciais:

Técnica No Poo

  • Usar produtos livres de sulfatos e sem espuma para limpeza (fazer co wash),
  • Usar como condicionador, creme de pentear e máscara, produtos livres de silicone e derivados do petróleo/petrolatos.

Técnica Low Poo

  • Usar produtos livres de sulfatos e com espuma suave para limpeza (tensoativos mais suaves)
  • Usar como condicionador, creme de pentear e máscara, produtos livres de silicone e derivados do petróleo/petrolatos. Algumas praticantes do low poo usam silicones. Eu optei por me abster totalmente.

Acima está uma mistura de informações sobre as técnicas no poo e low poo somadas à minha experiência. Em caso de dúvidas ou perguntas adicionais (o assunto é extenso), é só perguntar.

REFERÊNCIAS:

  1. https://www.ewg.org/
  2. Giampá, S. O livro dos cachos: aprenda a amare cuidar do seu cabelo como ele é/ Sabrinah Giampá, prefácio de Mônica Waldvogel. – 1ªed. – São Paulo: Paralela, 2016. (Um livro essencial para quem quer entender como cuidar do cabelo cacheado e compreender como funcionam as técnicas que falei aqui. As listas de ingredientes proibidos foi retirada dele. Para conhecer melhor o trabalho da autora, acesse sua página, http://cachosefatos.com.br ).

Mona Soarimg_2621es
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

 

IMAGENS:

  1. Destacada: http://www.independent.co.uk/extras/indybest/fashion-beauty/best-ethnic-curly-hair-products-2016-black-natural-mixed-boots-a7139011.html
  2. Texto: https://thoughtcatalog.files.wordpress.com/

 

Marcado com , , , ,