Cuidando de manchas na pele naturalmente

Uma das grandes preocupações de pessoas que fazem transição para os cosméticos naturaiscom manchas na pele é como irá tratar manchas daqui pra frente. Digo tratar porque algumas manchas de fato não possuem cura. Mesmo usando ácidos fortes ou fazendo peeling profundo, elas vão e voltam. E algumas pessoas cansadas desses tratamentos me procuram perguntando o que fazer para cuidar da pele manchada, para atenuar manchas com ingredientes naturais. A essas pessoas eu trago boas notícias: tem sim tratamento natural para manchas. Elas podem ser atenuadas com ingredientes naturais e algumas delas ficam bem claras e até somem.

Quando usamos ácidos sintéticos em nossa pele, as manchas clareiam por um tempo. Acontece que esse clareamento expõe camadas mais profundas da pele e se a proteção solar não for feita adequadamente, as manchas apa
recem novamente só que cada vez mais profundas e difíceis de tratar. Além disso muitos desses ácidos são prejudiciais para a saúde, pois são absorvidos e caem na corrente sanguínea causando desordens físicas também. A tretinoína/vitamina A, um clareador muito usado na forma de cremes e pomadas podem oferecer risco de câncer, a hidroquinona também possui evidência de ser uma substância carcinogênica, além  de uma toxina ambiental. O pior nisso tudo é que muitas pessoas não fazem uso pontual de cremes clareadores. Conheço quem os use todo inverno para tratar as manchas.

DSCF7967
A argila banca ajuda a uniformizar o tom da pele

As manchas escuras estão relacionadas a radiação solar, alterações hormonais ligadas ao estrógeno, alimentação inadequada e uso de produtos cosméticos que geram radicais livres. Se proteger da radiação solar não quer dizer só usar protetor solar. É também se proteger de dentro pra fora e utilizar um protetor solar o mais livre de ingredientes nocivos possível. Altamente eu uso protetor solar da Mustela Brasil (>> aqui <<) e busco me alimentar com grandes quantidades de vegetais verde escuro, alimentos crus, fermentados, germinados e coloridos. Fiz um post sobre proteção solar interna que você encontra >> aqui <<.

Com relação aos hormônios, anticoncepcionais e até mesmo a gravidez podem predispor a pele a manchas. Se você usa pílula anticoncepcional ou está grávida, capriche na proteção solar do rosto, mãos, colo e ombros – partes do corpo mais suscetíveis  manchas – através da alimentação,  protetor solar mais natural e chapéu em caso de exposição mais direta. Lembrando que o sol não é um inimigo e algumas partes do corpo podem ficar livres de protetor para poder colher seus benefícios.

As alternativas naturais vão demorar um pouco mais pra apresentar seus resultados, mas se usadas adequadamente são seguras para a saúde e muito mais compatíveis com a nossa pele e gentis com o meio ambiente. Vamos a elas.

INGREDIENTES NATURAIS PARA TRATAR MANCHAS

  • Argila branca: é uma argila delicada rica em silício, com ação depurativa, tensora e revitalizante. Suaviza rugas e linhas de expressão. Trata manchas na pele, principalmente as escuras.
  • Óleo essencial de vetiver: clareia manchas escuras como melasmas, cloasma e hiperpigmentação em geral. Além disso, reduz rugas, quelóides e fibroses. Por não ser um óleo essencial abrasivo, pode ser usado em concentrações de até 2% em carreador.
  • Resina de copaíba: rico em ß-cariofileno que é um composto antiinflamatório e que ajuda no clareamento de manchas escuras, cicatrizes e manchas de acne.
  • Óleo de pracaxi: suaviza manchas escuras causadas por alterações hormonais e também atenua manchas claras senis e estrias recentes devido a presença do ácido behenico.
  • Óleo de rosa mosqueta: tradicionalmente utilizado para o clareamento de manchas, contem tretinoína natural e atenua manchas escuras, flacidez e outros sinais da pele madura.
DSCF7974
Vetiver, rosa mosqueta e copaíba para clarear naturalmente manchas de pele

COMO USAR

Existem diversas formas de usar os ingredientes naturais, abaixo deixo algumas receitas que podem ser adaptadas de acordo com o conhecimento de vocês.

Serum

Serum é uma mistura líquida de óleos vegetais, essenciais e ceras. A mistura abaixo pode ser usada em todos os tipos de pele, inclusive as acneicas. Caso perceba o aumento da acne, aplique nas áreas de manchas livres de acne. Nos locais com acne, você pode aplicar a resina de copaíba diretamente:

1 colher de chá de óleo de rosa mosqueta

1 colher de chá de óleo de jojoba (que na verdade é uma cera)

1 colher de chá de resina de copaína

5 gotas de óleo essencial de vetiver

10 gotas de óleo essencial de lavanda

Aqui acrescento o óleo de jojoba que considero um carreador universal para seruns, por ser compatível com todos os tipos de pele e ainda o óleo essencial de lavanda, que tem um aroma que harmoniza muito bem com o vetiver além de ser um potente regenerador celular.

Misture tudo e ponha em um vidrinho. Aplique no rosto de 1 a 3 gotinhas. Embora a quantidade de óleo essencial pareça excessiva, os óleos que constam na mistura são suaves e podem ser usados nesta quantidade. lembrando que você usará no máximo 3 gotas da mistura por aplicação, mais um motivo que permite essa concentração. Use esse serum de 1 a 3 vezes ao dia. Caso vá se maquiar, espere a pele absorver e retire o excesso com papel ou tecido absorvente. Aplique a maquiagem normalmente.

Máscara de argila branca e vetiver

Em um recipiente não metálico, usando uma colher não metálica, adicione três colheres de sopa de argila branca. Hidrate devagar com água ou chá de camomila. Acrescente três gotas de óleo essencial de vetiver. Misture bem e com a pele limpa aplique deixando agir por 20 minutos. Enxague e aplique o serum.

Essa máscara poderá ser usada até três vezes por semana até o clareamento das manchas. Depois poderá reduzir seu uso para uma vez por semana para manutenção da pele e prevenção de novas manchas.

 

OBS: caso o óleo de vetiver seja de difícil aroma pra você, substitua pelo dobro da resina de copaíba que tem um aroma mais suave. É importante que o tratamento natural com a beleza seja prazeroso.

 

De dentro pra fora: o pycnogenol®

Além dos cuidados de fora pra dentro existe um extrato vegetal chamado Pycnogenol® que está presente na casca de um pinheiro comum na França – o Pinus pinaster –  e contém uma combinação única de moléculas que oferecem amplos benefícios naturais para a saúde e para a pele. Age se ligando às proteínas de colágeno e elastina da pele ajudando a reconstruir a sua elasticidade. Reduz a hiperpigmentação, deixando a pele mais uniforme, neutraliza os radicais livres promovidos pela radiação solar, protegendo a pele do estresse oxidativo, além de melhorar processos de cicatrização.


IMG_5979
Pycnogenol® que manipulo aqui em Salvador

Uso Pycnogenol como medicamento auxiliar em uma doença crônica, mas não pude deixar de perceber a melhoria no aspecto da pele. Mais saudável, elástica, com o tom mais uniforme e algumas manchas clarearam ou sumiram. Você pode encontrar pra comprar em farmácias de manipulação. Embora desconheçam-se contra indicações, pergunte a algum profissional de saúde de sua confiança se você pode tomar, caso possua alguma doença. De qualquer modo, não há necessidade de fazer uso contínuo. Eu dou intervalos de uma semana a cada três meses e você pode também usar apenas um período do ano, como no verão por exemplo.

Gosta do meu conteúdo e deseja acessá-lo em outros formatos?

Me siga nas redes sociais:

Instagram: >> clica aqui <<

Facebook: >> clica aqui <<

Este texto possui conteúdo informativo e não tem por objetivo substituir cuidados médicos.

REFERÊNCIAS:

  1. www.ewg.org
  2. https://www.youtube.com/watch?v=oK1c4dZLjFQ
  3. goo.gl/czJwu7
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3977460/pdf/TSWJ2014-213013.pdf
  5. MEDEIROS, G.M.S.O poder da argila medicinal – princípios teóricos, procedimentos terapêuticos e relatos de experiências clínicas – Blumenau: Nova Letra, 2013.
  6. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25819153
  7. http://www.pycnogenol.com/applications/skin-care/

Mona Soarimg_2621es
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

 

Marcado com , , , , , ,