O chamado do alecrim

De tempos em tempos uma determinada planta é convocada a ganhar visibilidade para ajudar a humanidade. E venho aqui nesse momento como canal para levar até você a mensagem do alecrim.

Eu estou muito desanimada. E isso tem acontecido com a maioria das pessoas que conheço. O alecrim tem segurado a minha mão nesse momento para eu seguir em frente a toda a situação individual e coletiva que me encontro. Através do seu aroma fresco e dos seus ramos vigorosos eu tenho conseguido resistir.

Tanto o chá quanto o óleo essencial possuem forte atuação no fígado. Que é um órgão importante para a desintoxicação do nosso corpo. O aumento do estresse aumenta a produção de toxinas. O alecrim, com forte atuação em nosso sistema digestivo[1], faz fluir a energia estagnada nesse órgão. Use o chá pela manhã, fazendo a infusão de uma colher de chá de folhas para 200 ml de água.

Energeticamente é uma planta utilizada em limpezas espirituais, nos conecta ao nosso propósito de vida e nos dá força interior, ajudando a transpor momentos difíceis, nos conectando à nossa ancestralidade e espíritos elevados. Para este fim, você pode usar as folhas frescas amassadas na forma de banho. Dos pés à cabeça.

A tintura feita com as folhas do alecrim produz efeito antidepressivo mediado pelo sistema monoaminergico[1]. Pode-se usar a tintura (a 10%) , três vezes ao dia em água na dose sugerida pela fitoterapia: 30 gotas.

Venho inalando o óleo essencial no difusor de ambiente e difusor pessoal. “O perfil de inalação do alecrim é semelhante ao perfil dos efeitos da administração de oxigênio.”. Diz um estudo de 1998 [2]. E quando a gente inala o alecrim a sensação de ter o pulmão expandindo e a respiração se aprofundando é imediato. O óleo essencial melhora o desempenho cognitivo, aumentam os níveis de vivacidade, alegria e alerta.

É um óleo estimulante. Perfeito para nos auxiliar em momentos que não temos muita motivação para prosseguir. Porém não é indicado para pessoas com hipertensão ou que sofrem de epilepsia. Os demais usos não possuem essa contra indicação.

As plantas têm limites de atuação e não operam milagres sozinhas. Mas nos conectar com elas e poder usufruir do seu auxílio pode ser de grande valia neste momento. Use, faça anotações de como vem se sentindo e se necessário busque auxílio de profissional fitoterapeuta/aromaterapeuta/autoridade religiosa especialista em plantas.

Essa planta ressoa muito comigo. Gosto do cheiro, aprecio o sabor. Se ela não ressoa com você não force a barra. Existem outras plantas que podem te ajudar.

E pra você? O que o alecrim te transmite quando você pensa nele? Marca aqui alguém que você acha que essa plantinha pode ajudar.

  1. Plantas medicinais no Brasil – Harri Lorenzi, F.J.  Abreu Matos. 2. ed. Plantarum.
  2. Sinergias aromáticas – Jennifer Peace Rhind. Ed. Laszlo.

Texto escrito por Mona Soares

Marcado com ,