Oud

Oud é a uma das matéria-prima mais cara da perfumaria. Esta semana tive o prazer de conhecer e até de levar umas lasquinhas pra casa. Quem me deu foi um amigo, que ganhou de uma amiga que foi à Turquia e trouxe para ele.

Lembra um pouco a madeira de Sândalo, só que mais suave, mais doce, meio animal, um aroma muito agradável mesmo! O aroma quando queimado é divino e ao manipulá-la meus dedos ficaram impregnados com seu cheiro delicioso!

Oud é produzido através da infestação de um fungo na madeira da árvore de espécie Aquilaria agallocha. Após a infestação, a árvore produz a resina aromática, que resulta numa essência de alto valor, após a destilação da madeira.

É originária da Índia, onde é usada em fumigações e na composição de atares (óleos perfumados feitos de pétalas de flores); no japão é empregada em numerosas cerimônias e na Arábia, como afrodisíaco.

A quantidade que eu tenho não é suficiente para usar, mas já rende uma minúscula quantidade de tintura para estudo! Quem sabe em breve eu consigo um fornecedor? Aguardando…

1425536_10152004889344016_943759607_n
Uma lasquinha de Oud na palma da minha mão

Referência: BARRY, N. de. A Arte dos perfumes, Ed. Senac: 2012.