Esse tal xampu sólido

Lavar o cabelo com sabonetes naturais tem ganhado cada vez mais adeptos. Parece uma novidade, mas não é. Antes da existência dos xampus, as pessoas lavavam o cabelo sabonete. Se tiver como, pergunte para sua avó, ou para alguém com mais de sessenta anos. Para as gerações mais recentes pode parecer estranho e se você ainda tem dúvida ou receio, espero contribuir com este texto.

O que é, afinal, um xampu sólido?
Xampu sólido nada mais é do que um sabonete natural utilizado para lavar os cabelos. Porque na verdade cabelo também é corpo. A prova disso é que você pode usar um sabonete natural para se lavar dos pés à cabeça.

sabdende
O sabonete de mel e dendê,
apesar de não vir no rótulo a indicação de xampu sólido,
pode ser usado para lavar o cabelo.

A maior dúvida das pessoas que chega até mim é se pode usar qualquer sabonete. Não pode usar qualquer sabonete. Tem que ser um sabonete natural, preferencialmente feito por saponificação artesanal. Sabonetes industrializados, assim como não são bons para a pele, não são bons para o cabelo. Já os sabonetes naturais, limpam delicadamente, sem remover a proteção natural. Equilibram a produção de sebo e são liberados para low poo.

E sim, pode usar qualquer sabonete natural, mesmo que não tenha indicação de que se trata de um xampu sólido. Busque por ingredientes adequados ao seu tipo de cabelo (alecrim é um tônico para o couro cabeludo, manteigas vegetais hidratam os fios secos) e teste a vontade até escolher aquela barrinha para chamar de sua (eu tenho as minhas favoritas).

Quando eu lanço um xampu sólido, esto na verdade diferenciando-o dos demais sabonetes por usar ingredientes específicos e benéficos para os fios (manteigas, óleos essenciais, extratos vegetais, etc). Mas nada impede que você use um xampu sólido no corpo e um sabonete natural no cabelo.

sabcastanha
O sabonete natural de castanha cabelo e corpo
é um dos meus favoritos para lavar o cabelo.

Usar sabonetes naturais para lavar o cabelo possui inúmeras vantagens: são fáceis de transportar e econômicos. Você pode fracionar a barra em pedaços menores e ir usando. No começo algumas pessoas estranham e o cabelo pode ficar um pouco esquisito, mas é porque o cabelo está passando por um processo de transição e desintoxicação. Após mais ou menos um mês, os fios se acostumam e você não vai querer outra vida! Os sabonetes de argila podem ser usados para ajudar a acelerar o processo de transição. Mas eles não devem ser usados diariamente, pois funcionam como um antirresíduo. De 15 em 15 dias é o suficiente se você tem fios oleosos e uma vez por mês, se você tem fios secos.

Como usar?
O segredo do sucesso com os xampus sólidos é saber aplicar. Falo sobre isso, >>aqui<<. A matéria se refere a cabelos crespos. Mas se aplica a cabelos lisos também. É só pular a primeira parte (do desembaraçar).

Se você tiver sentindo dificuldade em passar pela transição, leia outro post, >>clicando aqui<<. E vem contar pra mim como tem sido a sua experiência.


Mona Soares
Farmacêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.
www.ewealquimias.com.br
[email protected]