Cosméticos naturais são caros?

Eu sempre digo a mim mesma que sou uma pessoa de sorte. De fato sou realizada no trabalho que escolhi fazer (produzir e ensinar outras pessoas a produzirem cosméticos naturais). Dificilmente alguém chega até mim para dizer que meus produtos são caros. Acontece da pessoa falar que não tem dinheiro para comprar naquele momento, mas não que são caros.

Acredito que atraio pessoas interessantes, que percebem o tanto de trabalho que dá fazer um cosmético artesanal do zero sem abrir mão da melhor matéria prima que posso encontrar. Mas sempre têm algumas pessoas que dizem não usar cosméticos naturais por conta do preço. Porque cosméticos naturais são caros. Eu não concordo com isso e quero através deste post dizer o porquê, partindo de alguns pontos que selecionei.

DO PONTO DE VISTA ECOLÓGICO

Sempre que pagamos um preço baixo demais por algo, alguém paga o restante pela gente. Seja uma pessoa mal remunerada, trabalho escravo, ou matéria prima barata demais que pode até ter algum efeito cosmético, porém de pouca duração. É muito difícil manter qualidade, preço baixo e remuneração justa. No caso dos cosméticos convencionais, a natureza é quem paga parte desse preço. Todo cosmético uma hora ou outra vai virar dejeto despejado nela.

Cosméticos naturais são pensados para reduzir esse impacto. Eu penso no planeta que vivo como minha casa e tudo que eu jogo “nela”, pode voltar pra mim em forma de água poluída, de praia imprópria para banho, de intoxicação alimentar e por aí vai.

DO PONTO DE VISTA DA SAÚDE

Este ponto está intimamente ligado ao ponto acima, já que tudo que jogamos “fora” volta pro nosso corpo de alguma forma. Mas tem a questão do contato direto também. Há inúmeras substâncias não seguras para uso contínuo nos cosméticos convencionais. Pense na quantidade de cosméticos que você usa diariamente e na quantidade de anos que você já usou e que você irá usar. Eles podem estar prejudicando sua saúde, causando, por exemplo desequilíbrios endócrinos (hormonais) ou até mesmo contribuindo para o desenvolvimento de um câncer.

DO PONTO DE VISTA DO CONSUMISMO

O consumo de cosméticos tem crescido muito nos últimos tempos. Aqui eu gostaria de destacar um setor do qual faço parte e que pude presenciar uma verdadeira revolução. Sou uma mulher preta crespa. Passei toda a minha infância e parte da adolescência sem a existência de cosméticos adequados para meu tipo de cabelo. Não falo de cosméticos que modificam a estrutura dele e sim que valorize sua beleza verdadeiramente natural, sem químicas agressivas (alisamentos, relaxamentos, etc). Há mais ou menos 10 anos, isso começou a mudar. Parte porque as mulheres de cabelo crespo começaram a resgatar antigas receitas naturais e parte porque o mercado, percebendo a possibilidade de vender cosméticos para esse público, intensificou a produção de cosméticos para cabelos crespos.

Eu achei isso muito bom. Poder ter acesso a cosméticos que respeitavam a natureza do meu cabelo era maravilhoso. Mas a coisa desandou. Um pouco por conta do meu aprofundamento como estudiosa de cosméticos naturais (que me fez questionar muitos dos ingredientes presentes nos cosméticos convencionais) e um pouco pelo que eu presenciava principalmente aqui no universo virtual. É o que eu chamo de estímulo ao consumo desenfreado que encontra uma tradução perfeita em duas palavras: cronograma capilar. Sei que vou trazer um assunto polêmico, mas necessário de se discutir. Vou abrir um tópico só pra ele.

CRONOGRAMA CAPILAR

Eu não sou exatamente contra o cronograma capilar. Simplesmente o acho desnecessário e cansativo na maioria dos casos. Qual é a proposta do cronograma capilar? É você utilizar ingredientes diferentes em dias alternados, com intervalo entre as lavagens, para atender todas as necessidades do cabelo. Em um dia você hidrata, em outro você nutre e em um terceiro você reconstrói. Futuramente quero entrar nos meandros de cada etapa dessas, mas a princípio eu nem quero falar da falta de eficácia do tal cronograma, mas de uma questão que eu julgo mais importante e condizente com a proposta do texto: é um fato que o cronograma capilar aumenta o consumo de cosméticos.

consumo
Imagem retirada do blog Cabelo bom bonito e barato

Para seguir o tal cronograma, você precisa de pelo menos três máscaras capilares. Precisa estudar o tal cronograma. Isso é uma visão otimista. Conheço pessoas que tem vários produtos no armário fechados, ou que usou uma única vez.

A minha experiência demonstra que isso é desnecessário. É muito melhor comprar uma máscara capilar por vez e usá-la até o final. Depois comprar outra. Isso poupa seu tempo (de ter que ler dezenas de rótulos, pesquisar cada ingrediente e encaixar a máscara na etapa correta do cronograma) e seu dinheiro. Tempo e dinheiro são coisas valiosas para mim. Eu já segui o cronograma capilar quando ainda usava cosméticos convencionais. E te digo que só encontrei o equilíbrio dos meus cabelos depois que passei a usar produtos o mais natural possível.

O cronograma capilar, por fazer usarmos vários produtos ao mesmo tempo, dificulta a nossa percepção daquilo que o nosso cabelo gosta, causando uma espécie de “curto-circuito”, já que há várias substâncias diferentes agindo no cabelo, que podem ser incompatíveis.

Atualmente eu abro uma máscara natural por vez e quando quero dar uma mudada, adiciono a ela ingredientes naturais como óleos, manteigas, alo vera, melaço, etc. Simplesmente percebo o que meu cabelo precisa no momento porque passo meu tempo tentando entender do que ele gosta e não tentando me encaixar em algum cronograma. Quando a máscara  acaba eu uso outra. Faço o mesmo com xampus, cremes de pentear e hidratantes corporais. Sem consumismo e sem me preocupar com a classificação da máscara. Eu sou a favor da simplicidade. E se tem um único segredo de beleza capilar, eu digo qual é: descobrir aquilo que seu cabelo gosta e resistir a tentação de comprar mais coisas por impulso. Claro que isso leva tempo e investimento e de vez em quando comprar novidades para testar é muito legal. Mas antes de sair comprando aleatoriamente, dá uma olhadinha em seu armário de cosméticos. Depois dá outra olhada em como seu cabelo e sua pele estão. Você gosta do que vê? Você consegue perceber como cada produto age em seu corpo? Se a resposta a essas perguntas é não, não adianta comprar mais coisas.

Agora voltando para a foto acima: sabe quando a dona de todos esses cosméticos vai terminar de usá-los? Nunca. Ou porque sairão da validade, ou porque ela não vai resistir ao impulso de comprar mais e mais. Você realmente precisa de tantos produtos? Muitas das fotos que vemos na internet são de blogueiras que ganham a maioria dos produtos que resenham. Entenda: as resenhas existem para você comprar menos e não comprar mais. Servem para te ajudar a escolher o que comprar. Boas blogueiras dão dicas valiosas que faz você conhecer um pouco mais sobre um determinado produto antes de comprá-lo. Aproveite as resenhas que lê com sabedoria.

Vício vai além de consumo de drogas. Tenho visto muita gente com vício em produtos capilares. Então diante de tudo que eu disse, faço-lhe um convite a questionar tudo isso. Se você trabalha e/ou estuda. Se seu tempo é escasso e seu dinheiro suado, pense bem antes de sair distribuindo ele em dezenas de máscaras, xampus e cremes. Experimente a simplicidade. Conheça seu cabelo e sua pele. Ninguém no mundo tem um corpo como o seu. Se aprecie. Se aceite. Pessoas com auto estima elevada consomem menos.

COSMÉTICA NATURAL

A cosmética natural nos moldes que vemos hoje surgiu para resgatar antigos hábitos de cuidados com a beleza. Ao usarmos um cosmético natural, estamos colocando em nosso corpo produtos feitos com plantas. As plantas estão na natureza há muito tempo. Muito antes da humanidade sonhar em existir. Elas têm uma sabedoria que entende o nosso corpo e uma afinidade imensa com ele. Produtos sintéticos são uma espécie de alienígenas para nosso corpo.

Usar cosméticos naturais não é simplesmente comprar produtos no mesmo molde que compramos produtos convencionais. É se abrir para um universo no sentido de integração com a natureza e isso pede um consumo consciente. Usar cada produto com calma e observar como seu corpo reage. Só abrir uma embalagem nova de sabonete, quando o anterior tiver acabado. É chegar nos seus produtos favoritos e ficar neles por um tempo. É saber que os ingredientes ali contidos foram testados e aprovados através de seu uso milenar. A imagem abaixo ilustra bem o que eu estou querendo dizer. Percebem a diferença para a imagem anterior?

img_20150623_150833922
Fonte: Blog Carol Daemon

COSMÉTICOS NATURAIS SÃO CAROS?

Agora voltando a pergunta inicial. Depois de tudo que foi exposto eu pergunto novamente: cosméticos naturais são caros? A resposta fica com cada um de vocês que se dispôs a ler até aqui. Adorarei saber o que se passa em sua cabeça.

O blog Cabelo Bom Bonito e Barato fala sobre consumismo de cosméticos capilares. Inspirei algumas partes do meu texto nele. Caso queira acessar seu conteúdo, >> clique aqui <<

Mona Soares
Farmacêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais
Proprietária da marca Ewé Alquimias
www.ewealquimias.com.br
[email protected]