O cheiro de Gabriela

Imediatamente pôs-se a dançar, 

tinha a dança dentro de si, os pés criando passos, 

o corpo solto, 

as mãos batendo o ritmo (…). 

Abandonou tabuleiros e panelas, salgados e doces, 

a mão a suspender a saia (…).

Nada mais existia no mundo.(…) 

Gabriela volteava, a saia voando, os braços indo e vindo, 

o corpo e dividir-se e a juntar-se, as ancas a rebolar, 

a boca a sorrir. 

(AMADO, 1971: 209)

A primeira vez que lancei a linha de produtos Gabriela foi 2014. Fui visitar meus escritos da época sobre os produtos e percebi o quanto mudei nesse tempo! Não só eu, mas o mundo. Entrei novamente em contato com a obra de Jorge Amado: reassisti o filme, ouvi as trilhas sonoras e olhei algumas passagens do romance. Vi tanta coisa que não concordava mais. Mas procurei focar na luz, nas coisas que permanecem intactas e que resistem ao tempo. Afinal meu trabalho com a perfumaria mágica é esse: puxar os elementos luminosos das inspirações e traduzi-los a partir do meu repertório artístico. É um trabalho espiritual, simbólico e lúdico ao mesmo tempo.

Que cheiro Gabriela tem?

Inegavelmente Cravo e Canela. Mas além de ser complicado fazer um perfume apenas com esses dois aromas, Gabriela tem outros cheiros. “Gabriela personifica as transformações de uma sociedade patriarcal, arcaica e autoritária, afetada pelos sopros de mudanças culturais, políticas e econômicas. O livro é uma explosão de folia, luz, cor, som, sexo e riso”, segundo a Wikipedia.

Sônia Braga, atriz que interpretou Gabriela no cinema e na TV
 

Gabriela simboliza a liberdade, a beleza e a sensualidade de uma mulher que não se submete aos dogmas da sociedade. Gabriela é amor e inocência. É o corpo leve, que dança, que aprende, brinca e ri. É o pé que gosta de chão e não cabe nos sapatos, é o corpo quente e lânguido que não cabe nas roupas apertadas. É a alquimista da culinária que desperta os apetites e instintos.

Voltando ao perfume…
A saída é de frutas cítricas-adocicadas, ora tangerina, ora bergamota, que ficam brincando de azedinho-doce,  até surgir,  mansamente, o perfume da flor subjacente.
No coração coloquei rosa rubra, que simboliza o amor , a alma, a regeneração, a iniciação aos mistérios. A rosa também faz parte de muitos rituais de conquista e sedução. Um toque de malva selvagem, além de estender a doçura da flor, traz coragem para ser quem se é, sem se moldar aos desejos alheios. Ainda se fazem presentes os botões de cravo, a canela, a casca da preciosa, a umburana e a pimenta rosa:  especiarias , nos trazendo o aroma cumarínico das sobremesas e uma pitada de pimenta malagueta só para avisar que ‘com ela não se brinca’.


Todos esses ingredientes deitam sobre uma base âmbar. Ainda acrescentei os tons terrosos do patchouli envelhecido e o aroma tropical da massoia, que lembra a pele quente, coqueirais à beira da praia, mas também, sertão e deserto. Massoia é um dia ensolarado! Não poderia faltar o Cacau, para nos levar a Ilhéus, cidade onde se passa o romance, “cidade pacata, que na década de 1920 vive o Ciclo do Cacau, com seus coronéis, jagunços, prostitutas e trambiqueiros” (Wikipedia). No sabonete optei por usar cacau orgânico, a fim de romper simbolicamente com o lado sombra da exploração dessa matéria prima e das pessoas envolvidas no seu cultivo e beneficiamento. O cacau é doce, afrodisíaco, quente e sedutor.

O perfume aguça o olfato e o paladar! Tem um aroma inocente, mas marcante. Tem cheiro de terra, de trilha no mato em um dia muito quente e uma doçura floral que não é enjoativa. Possui as notas mornas do cravo e da canela, frutas maduras e sobremesa no fim de tarde. Gabriela é a união dos mais puros e poderosos elementos da natureza, É o tipo de perfume para ser sentido na pele e não no ar. Um leve toque, te deixa com uma atmosfera carregada de encanto lascivo. Não podemos subestimar seu poder afrodisíaco.

Devido a alta concentração de ingredientes aromáticos, use com moderação. Além dos locais clássicos onde se usa perfume (pontos de maior circulação sanguínea), você pode passar na raiz dos cabelos, entre os seios e no pé da barriga. Ao espalhar a fragrância, não se assuste se sentir um leve calor momentâneo. É a presença de Gabriela que passa a fazer parte de você!

Energeticamente o sabonete e o perfume Gabriela, trazem renovação, conexão com a auto estima elevada, beleza, vigor, abertura do coração. Ajuda a soltar velhas páginas da vida e leva pra longe a apatia. São magias. Desde a seleção dos ingredientes, ativações e preparo de forma ritualística.

Você pode comprar o perfume >> clicando aqui << e o sabonete >> clicando aqui <<.

Mona Soares

Farmacêutica especialista em cosméticos e plantas.

Marcado com , , , ,