Como formular cosméticos sólidos

Dá pra fazer quase qualquer cosmético na forma sólida. Quando descobri isso eu surtei de felicidade e curiosidade. Comecei formulando condicionadores e depois parti pra xampus e um mundo se abriu diante dos meus olhos.

Na imagem do lado está o primeiro condicionador sólido que fiz pra vender, em 2017.

Cosméticos sólidos possuem muitas vantagens: pedem menos embalagens, são mais concentrados e ocupam menos espaço.

Agora vamos falar sobre formulação?

Basicamente existem dois tipos de cosméticos sólidos: aquele que limpa e aquele que hidrata.

Separando em dois grupos fica muito mais fácil na hora de formular. Vamos começar falando dos sólidos que limpam.

COMO FORMULAR SÓLIDOS PARA LIMPEZA

Aqui incluímos: xampus, barras de limpeza facial, corporal, barra de limpeza íntima, shampoo 2 em 1 e co-wash

Costumo formular xampus levando em consideração o tipo de cabelo e couro cabeludo. Sabendo essas informações seleciono a quantidade de tensoativo e escolho óleos e manteigas. Para um cabelo mais oleoso eu uso uma pequena quantidade de óleo e não uso manteiga. Podemos colocar extratos de ervas em nosso xampu. Eu amo usar extratos em pó, principalmente de ervas indianas. Podemos ainda adicionar óleos essenciais adequados ao couro cabeludo e até mesmo argilas.

A barra de limpeza íntima inclui ervas próprias para o cuidado da delicada região, uma pequena quantidade de óleos essenciais e regulação do pH.

As barras de limpeza corporal são formuladas de forma muito parecida dos xampus, mas é melhor colocar menos tensoativo de limpeza. Já as barras faciais são feitas com ingredientes que propiciam uma limpeza delicada.

Os produtos 2 em 1 e co-wash são uma mistura de xampu e condicionador. Usamos tanto ingredientes usados nos produtos de limpeza quanto os usados nos produtos de hidratação.

COMO FORMULAR SÓLIDOS PARA HIDRATAÇÃO

Aqui temos condicionadores, barras de hidratação facial, corporal, capilar, hidratação profunda e barra de pentear.

Mais uma vez selecionamos ervas, óleos vegetais, manteigas vegetais e óleos essenciais. A diferença é que aqui usamos agentes condicionantes e emulsificantes, ao invés dos tensoativos de limpeza.

As barras de de hidratação profunda são as mais concentradas em relação a óleos, manteigas e extratos vegetais. Os condicionadores costumam ser intermediárias e as barras de pentear são as menos concentradas em ativos para não pesar.

Mas isso tudo é muito teórico. Várias pessoas possuem apenas um produto de hidratação capilar e consegue usar ele de diversas maneiras.

Produtos de hidratação facial costumam levar os ingredientes mais nobres: óleos essenciais e vegetais de altíssima qualidade e os agentes condicionantes também são específicos.

As barras de hidratação corporal são bem parecidas com os condicionadores. A diferença é que possuem ingredientes específicos para a pele. Mas ainda assim é possível formular um condicionador que dá pra usar no corpo. Tudo depende da escolha dos ingredientes. Incrível, não é mesmo?

É muito divertido e fácil fazer cosméticos sólidos. E eles são tão bonitos! Se você deseja aprender a produzir-los, irei dar uma oficina dia 26 de novembro em Salvador. Para ter mais informações e se inscrever você basta >> clicar aqui <<. Até!

Mona Soares

Farmacêutica especialista em cosméticos e plantas.

Marcado com