Sabonetes naturais: modo de usar (parte 1 – conservação)

Os sabonetes naturais artesanais de que falo aqui, são aqueles feitos com óleos vegetais, extratos de plantas, óleos essenciais, argilas e outros aditivos tirados da natureza. Limpam a pele e o couro cabeludo delicadamente e possuem muitas características que os distinguem dos sabonetes convencionais.

Pretendo aqui no blog explorar os diversos usos desse tipo de sabonete e dar dicas de como tirar deles o melhor proveito possível. Não teria como começar de outra maneira: falando da conservação, ou seja, como aumentar a durabilidade do seu sabão.

Ao contrário do sabonete industrializado, que tem sua glicerina retirada, os sabonetes naturais são ricos em glicerina, um umectante e suavizante da pele. Porém essa glicerina deixa o sabonete com uma facilidade maior de se dissolver em contato com a água. Produzo e uso sabonetes naturais há alguns anos e durante esse período fui testando diversas maneiras de fazê-los durarem mais. Reuni a minha experiência nos tópicos abaixo:

Dentro da embalagem, guarde-o em uma caixa ou armário fechado, longe da luz ou da umidade

Assim, você conserva melhor seu sabonete antes mesmo de usá-lo, fazendo com que, inclusive, o aroma se preserve por mais tempo.

Quando for usar, parta ao meio

dscf6133

Desse modo, você aproveita bem mais a sua barra de sabão. O pedaço que você não estiver usando, deixe guardado, de preferência dentro da embalagem original.

Deixe-o secar entre um banho e outro

dscf6126

Isso é muito importante. Nunca deixe seu sabonete natural em uma saboneteira cheia de água. Ele deve ficar em uma saboneteira que não acumule água. O que funcionou aqui em casa mais que saboneteiras drenáveis, foi a bucha vegetal. Coloco as barras que estou usando em cima da bucha e elas ficam secas e não se dissolvem.

Não molhe excessivamente seu sabonete

Como já disse, para preservar a glicerina e evitar que o sabão derreta, evite deixá-lo por muito tempo em contato com a água. Molhe-o só o suficiente para formar a espuma.

Use-o até o fim

dscf6141

Uma maneira que encontrei de aproveitar até o final o meu sabonete, é pegar o último pedaço, quando não dá mais para usar, e fazer uma esfoliação com a bucha vegetal. É muito simples: basta esfregar o pedacinho na bucha vegetal e massagear o corpo com movimentos circulares. Faça isso uma vez por semana. É excelente para remover as células mortas.