A criação de um cosmético natural artesanal

Cacau da Mata Atlântica, Juá do Sertão, dendê do Recôncavo, mel da Chapada Diamantina, cupuaçu da Floresta Amazônica, makassá comprado na Feira de São Joaquim, calêndula do interior de Minas, babosa do quintal da minha tia. É na seleção de ingredientes que resgato memórias e tempos passados e futuros.

Béqueres, água, óleos, elementos de ligação, o calor, o mexer a espera e o tempo.

Ao escolher cada ingrediente que irá compor um cosmético, eu conto também sobre mim. E me conheço cada dia mais na fusão de manteigas e óleos, ao liberar o aroma da cera floral de jasmim em um leve aquecimento, ao encontrar a cor exata quando misturo duas argilas.

 

Entram no sabonete de Calêndula
Calêndula orgânicas colhidas por mim e colegas de um curso de fitoterapia vivencial em Minas Gerais. Entram no sabonete de Calêndula.

Criar cosméticos foi o jeito que achei de contar hitórias. Não só as minhas, mas a das pessoas envolvidas ao longo de toda a cadeia produtiva.

Para isso, seleciono para os cosméticos da Ewé Alquimias, os melhores ingredientes que posso encontrar. Sempre que possível, utilizo ingredientes orgânicos, de pequenos produtores, de agricultura familiar, do quintal de algum parente. Para que assim, o tocar das minhas mãos, ao preparar um creme ou sabão, seja a continuidade do trabalho feito por quem plantou, quem colheu e quem fez chegar até mim a matéria prima. E eu, com respeito e delicadeza, coloco uma magia ali. Faço a releitura de uma antiga receita, crio algo da minha cabeça, aplico o conhecimento passado por uma professora da faculdade.

Com isso, imagino o que você irá sentir ao abrir a embalagem de um sabonete, ao apertar a válvula de um perfume no ar, ao passar um creme em seu cabelo. E assim, juntas, juntos, aprendemos a viver melhor. Sim, porque essa transição para o universo dos cosméticos naturais é viva, e acontece a cada dia. Me respeitar, usar coisas que não agridam o meu corpo e nem o planeta, e aceitar quando não consigo mudar um hábito nocivo da noite para o dia,  é um aprendizado para toda a vida.

Esse é um espaço aberto para troca de dicas e informações. Daqui em diante vou compartilhar com você como seu cosmético é feito. Os erros, acertos, dificuldades e descobertas. Quero levar a você inspiração e informações. Com a leveza de uma farmacêutica de formação e artesã de coração. Espero que gostem. E sintam.

Com amor,

Mona

 

Foto de capa: Rebeca Mendoza

Foto das calêndulas: Renata Pimentel

 

Marcado com