Umectação: qual o oleo ideal para seu cabelo?

Pratico umectação capilar há mais ou menos 8 anos. Comecei com o óleo de coco e de lá pra cá eu já experimentei praticamente de tudo! Meu cabelo, claro, tem seus favoritos: entre eles estão andiroba e licuri. Mas abacate também dá resultados divinos. Conversando com outras pessoas de diferentes cabelos, percebi que cada uma delas tem suas preferências, ou seja, aqueles óleos que seu cabelo gosta mais.

carrier-oils-001

Alguns óleos podem ser usados em todos os tipos de cabelo, outros funcionam melhor em determinados tipos. O importante é que você não tenha preconceito. Se tem um óleo em sua região que você conhece a procedência. Mesmo que não seja prensado a frio. Se for extraído de maneira artesanal e vendido em feiras livres de sua cidade, fique a vontade para testar. Pra vocês terem uma idéia, eu sou de Salvador e amo fazer umectação com óleo de dendê em meu cabelo!

A QUALIDADE DOS ÓLEOS VEGETAIS É MUITO IMPORTANTE

Antes de falar sobre os óleos propriamente ditos, é muito importante falar da qualidade dos óleos vegetais. Há uma indústria de montagem de óleos, que mistura uma pequena quantidade de um óleo de qualidade a óleos mais baratos como soja, por exemplo. Se possível prefira óleos orgânicos, pois além de estarem ligados à produção mais sustentável, contêm mais nutrientes. Se isso não for possível, certifique-se de que o óleo tenha sidoo prensado a frio (virgem/ extra virgem/ primeira prensagem). Você pode adquirir óleos em feiras livres também.

Óleos vegetais diferentes possuem diferentes tonalidades, viscosidades e aromas. Muito cuidado ao comprar, com óleos que possuem praticamente a mesma aparência ou cheiro rançoso. A cor e viscosidade também são indicativos. O óleo de rícino é bem espesso, o de abacate é de um verde intenso e o de castanha tem o cheiro da noz. Nem todos os óleos possuem um cheiro agradável, mas depois de lavar, o cheiro sai.

imagem-616

Coco licuri: um presente do sertão brasileiro. Imagem: http://www.cerratinga.org.br/lspn-lanca-cartilha-licuri/

ALGUNS ÓLEOS VEGETAIS QUE PODEM SER USADOS NA UMECTAÇÃO

Licuri/coco/palmiste/babaçu

Os óleos vegetais de licuri, coco, palmiste, babaçu entre outros, são ricos em ácido láurico. O ácido láurico é uma molécula de ácido graxo pequena o suficiente para penetrar nos fios. Os óleos láuricos fortalecem os fios, aumentam a elasticidade, diminuindo a quebra. Por diminuir a fadiga hídrica (que é a absorção excessiva de de água pelos fios, o que faz com que eles fiquem mais quebradiços e com frizz), aumenta a definição e alinha os fios. Pessoas de cabelo muito finos relatam que os fios ficaram pesados com o uso desse tipo de  óleo. Vale testar.

Andiroba

O óleo de andiroba quando não refinado é rico em princípios amargos que atuam contra fungos. Pode ser usado no combate à caspa e seborréia. Dá brilho aos cabelos. Pessoas de cabelo cacheado relatam se dar muito bem com ele.

Mamona

O óleo de mamona é usado para queda de cabelo e aumento da quantidade de fios da sobrancelha e cílios. Embora não hajam estudos comprovando que o óleo de mamona faça os fios crescerem, muitas pessoas afirmam que isso acontece. O óleo de mamona é rico em ácido ricinoleico, um raro ácido graxo.

Oliva

O óleo de oliva, rico em ácido oleico é bastante utilizado para umectação capilar. A sua grande vantagem é que ele é super fácil de encontrar. É o mesmo de uso culinário. Busque por uma versão extra virgem com acidez máxima de 0.5%. Pessoas com fios finos se dão super bem com ele.

Abacate

O óleo de abacate é o queridinho de muitas crespas, cacheadas e pessoas que possuem fios ressecados. Mas ele possui uma finalidade quem nem todo mundo conhece: atua contra a queda capilar. Ele possui um fitohormônio que inibe a DHT (di-hidrotestosterona). A DHT é responsável pela calvice androgenética. Aquela calvice provocada pelo excesso desse hormônio. Massagens constantes no couro cabeludo com esse óleo e sua ingestão, tratam o problema. Você pode ingerir uma colher de chá 3 vezes ao dia. Mas certifique-se de escolher um óleo que possa ser utilizado internamente. Óleos das marcas Laszlo e Copra podem ser ingeridos. Fuja dos óleos de abacate de cor verde clara. O verdadeiro óleo de abacate possui um verde intenso.

Esses são só alguns exemplos de óleos que podem ser usados para fazer umectação. Mas você pode experimentar muitos outros, como linhaça, gergelim, castanha, etc. Seu cabelo saberá qual o melhor pra você, respondendo em beleza, maciez e brilho. Acontece também do cabelo “enjoar” de um óleo. Então alterne de tempos em tempos.

COMO FAZER A UMECTAÇÃO

A umectação capilar é a coisa mais simples do mundo de se fazer. A quantidade de óleo varia de acordo com o tipo, tamanho e volume de cabelo. Fios secos, compridos e/ou cheios pedem uma quantidade maior. Tenho cabelo curto, misto (seco nas pontas, oleoso na raiz) e uso uma colher de sopa. As quantidades variam geralmente de uma colher de chá a duas colheres de sopa.

olive-oil-health-900x556
Você pode usar um pequeno recipiente de vidro para separar a quantidade de óleo utilizada na umectação . Imagem: http://fitnessmagazine.ir/beauty/skin/addressing-skin-issues-with-olive-oil/

Coloque a quantidade que você acha que seu cabelo precisa (você pode ir ajustando aos poucos) em um recipiente (uma cuba de cerâmica, vidro ou até mesmo plástico) e vá aplicando no couro cabeludo com a ponta dos dedos. Massageie bastante o couro cabeludo. Vá passando no comprimento e pontas. As pontas são as partes que mais necessitam de óleo.

Aplica-se no cabelo seco e sujo mesmo.

Faça um coque e enrole um tecido que cubra todo o cabelo. Você deve permanecer com esse óleo por no mínimo duas horas na cabeça. Não há limite para a quantidade máxima de tempo. Recomendo o tecido na cabeça para evitar melar sua cama, sofá, etc. Às vezes eu até durmo com a umectação  e enrolo um turbante pra não melar a fronha.

Após o tempo sugerido, lave seu cabelo como você lava normalmente. Observe os resultados. A frequência varia. Quando fiz a transição capilar para produtos naturais, eu fazia umectação uma vez por semana. Agora meu cabelo está bem nutrido e eu faço de quinze em quinze dias ou de trinta em trinta dias.

Espero que você aproveite todos os benefícios dos óleos vegetais em seu cabelo. Um tratamento simples, natural e muito eficaz.

__

Foto da imagem destacada: http://www.thearomatherapyshop.co.uk/

__

img_2621

Mona Soares
Farmacêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

Marcado com , , , , , , ,