Extrato de ervas frescas para usar na saboaria natural

Semana passada preparei um sabonete natural com objetivo de limpeza energética. Acontece que não tinha o extrato das ervas que gostaria de usar. Então fiz um extrato fresco para uso imediato. Usei arruda e manjericão.

Em meu e-book Saboaria Natural com Ervas tem o passo a passo de como o preparar três tipos de extratos. Acontece que todos eles exigem um tempo de maceração de pelo menos uma semana. O extrato que fiz e que irei demonstrar agora pode ser feito e usado imediatamente. Mas pode ser armazenado para uso posterior.

Molho de makassá

Como não fotografei todas as etapas do extrato anterior, fiz um novo extrato usando o mesmo método. Só que dessa vez eu usei o makassá, uma erva muito aromática que está presente no perfume Abebé e que pretendo usar no meu próximo sabonete.

Farei outro post explicando como você pode preparar um sabonete com ervas. Veja como preparar o extrato antes do sabonete. E se você já faz sabonete pelo método a quente, pode incorporar em seu repertório o extrato de ervas frescas.

Com quais ervas o extrato fresco funciona?

Você pode usar:

Folhas frescas

Flores (evite as muito delicadas, pois o aroma se perde). Funciona bem com calêndula e macela

Resinas

Sementes

Como preparar o extrato

Não tem medida precisa. Eu costumo usar um molho de erva quando uso apenas uma ou meio molho quando uso duas. Caso use sementes ou resinas, pode usar duas colheres cheias. No caso de folhas e flores, pode ter como referência um punhado cheio de folhas depois de destalar, ou um punhado cheio de flores depois de despetalar. Isso é só uma referência, poderá fazer mais ou menos concentrado. Esse extrato fica com um aroma mais “folhudo” que o extrato feito por maceração. Mas eu gosto porque dá uma pegada “banho de folha”.

APRENDA A PRODUZIR SABONETES E COSMÉTICOS NATURAIS

Como líquido extrator (solvente) você vai precisar de glicerina vegetal e álcool de cereais. Para essa quantidade de ervas eu uso 20 ml de álcool de cereais e 20 ml de glicerina. Misturo os dois líquidos num béquer e reservo. Essa quantidade de extrato, quando uso erva fresca (que solta bastante água) me rende dois lotes de sabão, pois uso aproximadamente 30 g em cada lote de 1 kg.

Destalei as folhas de makassá e coloquei dentro de um gral de cerâmica, mas você pode usar um pilão de madeira, pedra sabão, vidro, etc. Antes de acrescentar o solvente eu pilei a folha bem de leve e fui aumentando a intensidade até começar a soltar o líquido.

Fui acrescentando o solvente aos poucos e pilando até a erva ficar bem triturada. Depois usei um voil (tecido de fazer leite vegetal) e apertando bem o líquido, separei as folhas do extrato. O próximo passo é colocar o líquido em um recipiente de vidro âmbar e rotular. Ou usar diretamente no preparo do sabão.

Antes de coar, o extrato fica assim

Eu gosto da ideia desse extrato fresco para preparar sabonetes com função energética/mágica/vibracional, para meus banhos de limpeza, magnetismo, equilíbrio, relaxamento, etc. Selecionando as ervas adequadas e colocando intenção que desejo.

Se você deseja saber mais como usar as ervas em saboaria natural, seja com função cosmética ou energética, conheça o e-book Saboaria Natural com Ervas >>clicando aqui<< . Está com valor promocional até dia 08/10/2020.

Extrato coado pronto para ser usado ou armazenado

Mona Soares

Mona Soares

Farmacêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais. Apresenta a série documental Comida aqui é mato!
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.

Marcado com ,