Como despertar a sensualidade de forma natural

Este poderia ser um post sobre conquista e sedução, mas não é. Trago aqui, a partir de uma perspectiva pessoal e focada em si e não no outro o que considero sensualidade. Sim, uma pessoa sensual é capaz de despertar sensações em outras pessoas, mas penso que isso é uma consequência natural e não objetivo primeiro.

A sensualidade, substantivo feminino, tem um significado ligado ao sexo e ao erotismo, mas também significa “inclinação pelos prazeres dos sentidos”, “gratificação obtida pela estimulação dos sentidos”, “sensibilidade.”.

Achava que o pole dance me deixaria mais sensual por conta das roupas ou do corpo forte e flexível. Mas não é só por isso, é principalmente porque quando estou pendurada de cabeça pra baixo não consigo pensar em mais nada, fico completamente conectada às sensações do meu corpo.

E é esse caminho que irei seguir. Como despertar a nossa sensualidade, através de nossos sentidos. Ao contrário de muitos textos que encontrei sobre o tema numa busca rápida, o meu não tem como objetivo seduzir outra pessoa. Na verdade isso pode acabar acontecendo, porque quando passamos a despertar nossa sensualidade, nos tornamos mais atraentes. Mas o objetivo é fazer isso primeiro pela gente.

Sensualidade e os cinco sentidos

O contato constante com a tecnologia nos estimula a usar a visão e a audição. Deixando os demais sentidos de lado. E mesmo o estímulo da tela do smartphone, computador ou tablet não dá conta de tudo que os nossos ouvidos e olhos podem captar do mundo. Vou dar alguns exemplos de como estimular os sentidos e ser mais sensual. Claro que essa separação é apenas pra organizar o texto. Em diversos exemplos estamos estimulando mais de um sentido. Até porque ser uma pessoa com deficiência em algum desses sentidos não pode ser motivo para a pessoa não ser sensual. A sensualidade pode ser praticada por todo mundo independente da condição física, idade e formato do corpo.

PELO PALADAR

A forma de se alimentar das pessoas ao meu redor – e a minha inclusive – mudou muito desde que nasci. Seja por motivo de saúde, posicionamento político/ético, etc, as pessoas em busca de uma vida mais saudável e uma alimentação em maior equilíbrio com a natureza e com o corpo, passam a excluir determinados alimentos, mas pode ser que nesse processo não se atente ao prazer de comer. É muito importante comer de forma prazerosa, seja qual for o tipo de alimentação que você tenha. Ou mesmo a dieta/restrição que você faça. Ainda que você queira ou precise abrir mão de determinados alimentos é importante buscar novos prazeres. Se conectar aos sabores, sentir o gosto, o cheiro e desfrutar de uma comida gostosa te deixa muito sensual.

Os aromas naturais ajudam a aflorar nossa sensualidade.
Aí sou eu na Barraca dois irmãos (no 2 de julho, Salvador-BA) , comprando ervas.

PELO OLFATO

Sinto que desde que passei a trabalhar com aromaterapia e ervas eu me sinto muito mais instintiva. É que o olfato nos liga ao sistema límbico, que é a unidade do nosso cérebro ligada às memórias emocionais. Os aromas alteram nosso estado de espírito e são capazes de mexer com nossas emoções. Se você tem interesse em se aprofundar nesse assunto, recomendo estudar aromaterapia.

Outras formas de ativar a sensualidade pelo olfato:

Usar um perfume que você goste (se for natural, melhor ainda)

Tomar banho de ervas

Usar cosméticos naturais feitos com aromas de plantas e se conectar com eles no momento do uso

Sentir o cheiro da comida ao prepará-la ou ao comer, o cheiro do mar, o cheiro natural de quem a gente ama, respirar fundo ao passar perto de um pé de jasmim

PELA VISÃO, ALÉM DAS TELAS

Podemos expandir nossa sensualidade olhando pra coisas bonitas. Uma sala depois de arrumada, pintar uma parede de uma cor que a gente goste muito, visitar exposições de arte, olhar o por do sol, a lua, o vai e vem das águas do mar, o balançar das árvores…. Observar a natureza é uma ótima forma de despertar nossa sensualidade.

As cores que me favorecem estão na paleta Outono Escuro. Curiosamente aí estão as cores que gosto de olhar e de me vestir.

Mas se a gente quer traduzir essa sensualidade em nossos corpos? Vestir roupas que façam a gente se sentir bonita, com cores que gostamos. Ano passado fiz minha análise de coloração pessoal e a partir dessa análise descobri as cores que mais harmonizam com meu tom de pele, cabelo e olhos. O que ajuda a escolher roupas e maquiagem que ressaltam minha beleza. O mais legal em fazer essa análise foi perceber que eu já usava muitas cores da minha paleta instintivamente. Mas isso é assunto para um texto completo e irei voltar nele em outro momento.

PELO SOM

Tem uma coisa que nos deixa muito sensual: ouvir a música que a gente gosta e dançar. Se você pensa que não sabe dançar ou sente vergonha, recomendo fortemente que faça aulas de algum estilo de dança. Dançar é uma das coisas que sinto que explodiu minha sensualidade. Hoje eu não imagino mais minha vida sem música e dança. Mas se você não quer fazer aula de dança, pode colocar sua música favorita e mexer um pouco o corpo. Se isso está fora de cogitação, se conecte aos sentimentos que ouvir as músicas que você gosta provocam. Coloque mais música em sua vida e ouça os sons da natureza.

PELOS POROS

Uma das formas mais poderosas de me conectar à minha sensualidade é através do tato, da pele. E tenho alguns rituais pra isso. Algumas formas são:

Receber e dar massagem

Tomar um banho sentindo a água escorrer pelo corpo

Estar conectada e presente ao abraçar alguém

UM RITUAL PARA DESPERTAR A SENSUALIDADE USANDO HIDRATANTE

Há alguns anos, em minha jornada com cosméticos naturais passei a usar hidratante de maneira diferente. Se antes era um gesto automático, agora não é mais. Por isso chamo de ritual. É um ritual simples, mas sinto que é muito poderoso. Primeiro porque uso hidratantes cujos aromas vêm de essências naturais. Dessa forma estimulo o olfato junto. Passo o hidratante no corpo todo, sentindo cada centímetro de pele e respirando fundo. Converso com meu corpo captando o que cada parte precisa: se um toque mais vigoroso ou suave. Pra incrementar gosto de colocar música. Se desejo me sentir mais sensual para seduzir eu coloco uma música que faça com que me sinta gostosa, se é pra uma reunião de trabalho, escolho uma música que me deixe confiante. Seja pela letra ou pela melodia. Esse ritual pode ser feito usando óleo durante o banho. Falei sobre isso no post sobre cuidados corporais.

Tá, mas porque estimular os sentidos me deixa mais sensual?

Quando estamos focades em nos dar prazer e sensações através dos sentidos isso nos deixa muito presente e reverbera externamente. As outras pessoas captam energeticamente essa vibração e se sentem atraídas. E eu não estou falando apenas no sentido sexual. O despertar da sensualidade reflete positivamente em todas as relações.

Despertar o outro passa a ser uma consequência natural. E isso não tem nada a ver com egocentrismo. Percebi que a prática constante desses pequenos rituais de conexão aos sentidos me deixou mais desperta e conectada às outras pessoas, mais presente nas conversas, nos abraços e nos olhares.

Meditar e contato com a natureza são duas coisas das quais a minha sensualidade se alimenta

Se amar e amar seu corpo te deixa mais sensual?

Abri a caixinha de perguntas do meu instagram pra saber o que as pessoas definem como sensualidade. Vieram muitas respostas como “se sentir à vontade com seu próprio corpo”, ,”se sentir segure de si” e similares.

Acontece que se amar e se aceitar é um processo profundo e muitas vezes de construção lenta e complexa. Esperar se amar por completo e se sentir inteire pra ser sensual pode gerar muita ansiedade. Apreciar o caminho e permitir deixar nossa sensualidade fluir ainda que em muitos momentos a gente não se sinta totalmente segure nos liberta de parte das frustrações.

No final das contas é tudo sobre se conhecer e honrar quem se é

Acredito que a sensualidade, seja pra despertar o sentido das outras pessoas ou os próprios sentidos, passa pelo autoconhecimento. Cada pessoa terá suas próprias ferramentas pra percorrer esse caminho. Irei listar algumas que me auxiliaram e me auxiliam:

Meditação, psicoterapia, espiritualidade, se expressar artisticamente através da dança, cozinhar, nadar, contato com a natureza, aromas naturais de plantas, massagem.

Você já tinha pensado na sensualidade dessa perspectiva? O que é sensualidade pra você? Compartilha comigo no instagram. Trago esse e outros temas por lá.

Mona Soares

Mona Soares

Farmacêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais. Apresenta a série documental Comida aqui é mato!
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.