Sangue de dragão tem poder!

Você conhece o sangue de dragão?

Seu nome em latim é Croton urucurana , mas tem também a espécie Croton Lechleri . A planta é chamada sangue de dragão porque quando se corta o tronco da árvore libera-se uma seiva de cor vermelha que lembra sangue humano. Agora porque tem “dragão” no nome não faço a menor ideia. Mas pode ser que seja devido ao uso “mágico” da planta. E eu estou aqui me perguntando: será que São Jorge derrotou o dragão porque usou sangue de dragão?

Brincadeiras à parte vamos para o que interessa a muita gente, mais do que a origem do nome! Suas propriedades cosméticas e medicinais. Neste post irei focar em seus usos na pele.

Atualmente seu uso vem sendo incluído na rotina de skincare, tanto a seiva pura diluída em algum carreador quanto cosméticos prontos produzidos com ela. Ajuda a prevenir e atenuar linhas de expressão e aumenta a elasticidade da pele. Pode ser usada para o tratamento de picadas de inseto, acnes e queimaduras. É também usada em cicatrizes novas e antigas para melhorar sua aparência.

A pele oleosa se beneficia muito de produtos feitos com o sangue de dragão devido à presença de taninos que contribui para uma pele sequinha por mais tempo devido a uma camada protetora formada. Essa camada também auxilia na proteção solar (embora não sirva por si só como protetor solar).

Mas não é apenas a pele oleosa que se beneficia dele não. Peles com manchas também, pois ele é usado no clareamento de manchas devido à presença de antixoxidantes onde se destaca o picnogenol. E a pele madura é outra grande beneficiada.

Porém você que tem pele seca pode estar se perguntando: e eu, posso usar? Claro que pode, desde que hidrate sua pele com um creme indicado para o seu tipo de pele. Assim não sofrerá com a redução da oleosidade natural. Se você já faz seu próprio creme facial, pode equilibrar a fórmula usando o sangue de dragão junto com manteigas vegetais como cupuaçu, cacau ou karité.

COMO USAR

Há diversas formas de usar o sangue de dragão e eu vou citar algumas. Porém preciso falar que por se tratar de uma seiva não se dissolve em óleo puro e se dissolve com muita dificuldade em manteigas puras. Em géis ela forma grumos. Então a melhor forma é diluir em cremes e no preparo de tônicos.

A quantidade para se usar em cremes é entre 25 e 100 gotas. Coloque no final do preparo do creme batendo bem ou acrescente em uma base pronta.

RECEITA DE TÔNICO COM SANGUE DE DRAGÃO

Além do uso em cremes você pode preparar um tônico super fácil. Pegue 100 ml de uma água floral indicada para seu tipo de pele ou até mesmo soro fisiológico. Pingue 30 gotas da seiva de sangue de dragão e agite. Pode usar da forma que quiser: em substituição da água termal na pele do rosto, sobre áreas com ferimentos mais superficiais, em queimaduras, para retirar maquiagem e até mesmo no couro cabeludo. A validade deste produto é de 30 dias fora da geladeira e 3 meses dentro da geladeira. Mas qualquer alteração em sua aparência como surgimento de resíduos e sedimentos descarte o produto.

POSSO USAR PURO?

Não existe contra indicação relativa a seu uso externo mesmo em alta concentração, até mesmo puro. Só não deve ser usado se você apresentar sensibilidade a ele. Seu uso puro é feito pontualmente em acnes, picadas de insetos ou lesões da herpes. Eu usei na cicatrização da remoção de uma tatuagem com excelentes resultados. Porém não recomendo o uso prolongado diário sem diluição, pois alguns ingredientes naturais podem causar alergias quando usados por longos períodos.

520 741 777 8 – 1888948 – 889 – 519 7148

Mona Soares

Farmacêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.

REFERÊNCIAS

Lorenzi, Harri; Matos, F.J. Abreu. Plantas medicinais no Brasil: nativas e exóticas. 2.ed. Nova Odessa, SP: Instituto Plantarum, 2008.

www.emporiolaszlo.com.br

Marcado com , , , , , , , , ,