Como fazer sua mistura caseira dar certo

Sim, estamos retomando o tempo das receitas da vovó. Seja para ter um produto personalizado, ou para evitar ingredientes presentes nos cosméticos convencionais, as  pessoas estão voltando a fazer seus próprios produtos de beleza, além de estarem aditivando produtos comprado prontos com ingredientes naturais. Só que muitas vezes, essas misturas não geram o efeito esperado, ou podem trazer danos à saúde através de contaminação. Há algumas regrinhas básicas que devemos respeitar na hora de manipular substâncias em casa para termos os melhores resultados e sem colocar a nossa saúde em risco. Vamos lá?

1600_salve2-600x401

ESCOLHA OS MELHORES INGREDIENTES

Na hora de criar seus produtos, a primeira coisa que você deve pensar é na qualidade dos ingredientes que você irá colocar. Se forem ingredientes frescos, escolha aqueles com aspectos saudável. Se forem ingredientes secos, como ervas secas por exemplo, observe como foram armazenadas no local da compra e se não há partes mofadas. Na hora de comprar óleos vegetais e essenciais, tenha muito cuidado: esses produtos são bastante adulterados e muitas vezes um óleo vegetal que você compra achando que é de abacate ou semente de uva, é na verdade montado com óleo de soja e uma pequena quantidade do óleo que carrega o nome. Busque fornecedores idôneos e observe: óleos vegetais de plantas diferentes possuem diferentes cores, aromas e viscosidades. Se forem extra virgem, melhor ainda, pois irão ter mais nutrientes que os refinados. No caso dos óleos essenciais, há muita adulteração com essências sintéticas, o que compromete suas propriedades terapêuticas. Prefira os óleos essenciais das seguintes marcas: Bioessência, Laszlo e Terra Flor.

MISTURE O SUFICIENTE PARA CADA APLICAÇÃO

Algumas misturas podem ser armazenadas por alguns meses, como é o caso dos óleos vegetais onde são adicionados óleos essenciais. Mas a maioria delas devem ser utilizadas assim que forem misturadas, pois podem oxidar ou desenvolver colônias de microorganismos. No primeiro caso (oxidação) chamo atenção para misturas onde as pessoas colocam ingredientes frescos em óleos vegetais. Se o vegetal não estiver devidamente seco, poderá produzir ranço em seu óleo em muito pouco tempo, inutilizando o produto. No caso de quem mistura ingredientes naturais em cremes de hidratação capilar (ex: mel, iogurte, mingau de maisena, gel de aloe vera, etc), fazer a mistura só nas quantidades que for usar. O conservante do seu creme só é suficiente para conservar o seu creme, não vai dar conta de conservar o ingrediente fresco que você adicionou ali.

HIGIENE É ESSENCIAL 

Na hora de fazer suas misturas, utilize utensílios destinados a isso e não os mesmos da cozinha. Lave bem as mãos e use espátula limpa para tirar seu creme do pote, faça toda a manipulação em uma superfície limpa e caso vá armazenar (no caso dos óleos ou de fracionar algum creme), coloque em frascos limpos e secos. A falta de higiene compromete também a qualidade da mistura, pois pode degradar componentes importantes que você quer preservar.

CONHEÇA SEUS LIMITES

Não é porque você começou a fazer pequenas misturas em casa, que você se tornou um químico ou farmacêutico. Não é porque você encontrou no google um site maravilhoso que vende substâncias químicas, que você vai sair por aí comprando e misturando tudo. Cada substância química (ex: pantenol, anfótero, proteínas hidrolisadas, óxido de zinco) tem que ser conhecida a fundo antes de ser usada, pois caso contrário podem trazer riscos à saúde. Tem que se conhecer a melhor forma de armazenamento, usar EPI (equipamento de proteção individual), conhecer as compatibilidades com outras substâncias, algumas não podem ser inaladas, enfim. Há uma infinidade de nuances que devem ser observadas antes de começar a mexer com essas substâncias. Até mesmo os óleos essenciais, que são 100% naturais, quando mal utilizados podem trazer manchas, queimaduras, alergias e desordens psíquicas. Se você não entende a química de cosméticos profundamente, prefira usar ingredientes culinários, argilas e óleos vegetais.

Quero dizer que sou super a favor das misturas caseiras. Elas nos dão uma autonomia incrível, porém devemos fazê-las com conhecimento e responsabilidade. Seja para obter os melhores resultados, seja para evitar riscos à nossa saúde. E aí, o que você tem misturado? Me conta! Adorarei saber.