Três motivos para fazer os próprios cosméticos e porque isso transforma sua vida (e o mundo)

No meu caminho de me tornar artesã de cosméticos, eu pude perceber quanta coisa bacana eu agreguei a minha vida a partir daí. A cosmética natural se tornou a extensão do meu estilo de vida.
Quando ela chegou pra mim, eu estava em um momento bastante delicado (querendo saber mais, >>clique aqui<<). Além dessas questões todas de ter que buscar uma forma alternativa de renda e ao mesmo tempo fazer algo que eu amasse, eu estava começando a cuidar melhor da minha alimentação e consequentemente da saúde.
O estudo da cosmética natural me abriu muitas perspectivas. Eu poderia citar várias, mas escolhi 3 que foram as que mais me chamaram atenção.

dscf4355

1. Autonomia

Uma das primeiras coisas que notei quando comecei a fazer meus próprios cosméticos, foi que ganhei uma autonomia incrível. Ao chegar no mercado, por exemplo, eu passei a pular várias sessões de perfumaria e parei também de ir à farmácia para comprar muitos itens de higiene. Com isso, diminuí a dependência da indústria. Claro que tem a compra da matéria prima e parte dela ainda é industrializada. Mas compro muita coisa em feiras livres e de comunidades extrativistas. Dessa forma, ainda fortaleço a economia de pequenos empreendimentos. Parece pouco, mas imagina um monte de gente fazendo isso? Essa onda de as pessoas estarem resgatando antigas receitas de cuidados com a beleza tem sim impactado a indústria. A prova disso está em chamadas publicitárias recentes da garnier e da avon, tentando descredibilizar as receitas caseiras. Se não estivéssemos incomodando, por que elas se mobilizariam?

2. Exclusividade

Cada pessoa é única. Não existe no universo ninguém igual a você. Criar um cosmético com a sua cara, exatamente para o seu tipo de pele e cabelo, com o aroma que você gosta, com a textura que lhe apetece só é possível através da produção individualizada. Fazendo cosméticos com todos os ingredientes que você gosta e precisa, os resultados serão muito mais rápidos. Além de conter ali toda a sua energia criadora na feitura.

3. Saúde e ecologia

Sim, as pessoas estão lendo rótulos e questionando uma série de ingredientes contidos nos cosméticos industriais. Há vários estudos que apontam os riscos a saúde desses ingredientes. Muitos deles podem desequilibrar seus hormônios, causar alergias e até mesmo contribuir para o desenvolvimento de câncer. Conhecer cada ingrediente que você coloca em seu cosmético, minimiza o contato com substâncias perigosas e com isso melhora sua saúde. Você também pode optar por aqueles ingredientes que são mais facilmente degradados pela natureza, causando um menor impacto no planeta. E não podemos esquecer: todas as coisas descartadas na natureza voltam pro nosso corpo através dos alimentos que comemos, da água que bebemos e do ar que respiramos.

E então? Vamos aprender a fazer nossos próprios cosméticos? Claro que nem tudo damos conta de fazer. E também não é só misturar A + B, que teremos um cosmético equilibrado. É uma área que exige estudo e dedicação. Temos que conhecer os ingredientes e a forma como mistura-los. Além do uso com muita sabedoria. Há livros sobre a área, além de alguns cursos. Recomendo o estudo da perfumaria, aromaterapia, geotearapia, cosmética e saboaria natural.

 

Caso tenha interesse em aprender a produzir seus cosméticos naturais do zero. Aprender a fazer creme, gel, extratos de plantas e a usar os óleos essenciais, temos um curso de Cosmetologia Natural que abordará todos esses conteúdos. Para saber mais >>clica aqui<<