Remédios naturais para viroses (e aumento da imunidade)

O carnaval está chegando e muita gente fica mais suscetível às viroses. Mesmo que você não vá para a folia, pode ser surpreendido por uma, devido ao clima quente e úmido da estação (aqui em Salvador, este ano, o clima anda muito instável). Mas as dicas que eu darei abaixo servem para qualquer época do ano em que você seja surpreendido por uma virose ou mesmo um resfriado ou infecção bacteriana (muitas vezes essa galera vem acompanhada: vírus e bactérias, pois são reflexo da forma como está nosso sistema imunológico).

bloco-muzenza-carnaval-salvador-201403020001
Se não quer ter sua folia interrompida, é melhor se cuidar

Você não  quer ser surpreendido durante o feriado momesco, certo? Essas dicas servem também como prevenção. Mas depois que o estrago está feito, podem te ajudar a se recuperar mais rápido. Tem anos que não tenho gripe, resfriado, conjuntivite ou infecção intestinal. Algumas vezes os sintomas iniciais de um resfriado apareceram e cortei o mal pela raiz utilizando apenas ingredientes naturais. A melhor parte sobre o que eu tenho a dizer é que a maioria dos remédios sugeridos abaixo são baratinhos, fáceis de achar e sem efeitos colaterais (desde que usados corretamente). Vamos a eles?

 

10391436_746219488796417_135345634775359534_n
Alho: um santo remédio por um preço irrisório

ALHO

O alho é uma erva bulbosa com inúmeras propriedades medicinais. Dentre elas: antifúngica, antibacteriana, antioxidante, hipotensora, hepatoprotetora, antitrombose e antiviral. Seus componentes voláteis são instáveis, porém em meio ácido se degradam mais lentamente. Por isso, seu uso junto com frutas cítricas é recomendável.

GENGIBRE

740d105994b8ec8cb5ea697fca7119b1

A raiz de gengibre possui um aroma picante e fresco e possui propriedades antivirais, antiinflamatórias a antitussígenas. Além de ser um descongestionante hepático e aquecedor do corpo.
Use-o em seu suco verde. Por conta de suas propriedades, deve ser usado em caso de tosse, gripe, resfriado, garganta inflamada e infecção intestinal.

AGRIÃO

O agrião  tem o uso bastante conhecido em afecções pulmonares, tosses e bronquites. A planta é rica em óleos essenciais ricos em enxofre que possuem ação específica no pulmão, além de vitaminas proteínas e corantes naturais.

LIMÃO

O limão possui extenso uso na medicina popular. Seu suco é diurético e auxilia no tratamento de  acidez estomacal, ácido úrico, febre, garganta inflamada e gripe. O limão, quando usado longe das refeições (principalmente aquelas que contêm alimentos ricos em amidos), ajuda a alcalinizar o sangue. Isso é muito importante para manter uma boa imunidade e auxiliar a ação de medicamentos naturais.

ABACAXI

O abacaxi além de ser delicioso no sabor e no aroma, possui muitas propriedades medicinais. É antiinflamatório, diurético e ótimo para problemas das vias respiratórias como bronquite e tosse catarral.

CÔCO

Todo o côco pode ser usado na prevenção e tratamento das viroses: a água, a polpa e o óleo. O côco, rico em ácido láurico (presente no óleo) é antiinflamatório, antifúngico, antiviral, antiparasitário, estimulante da imunidade e antioxidante. A fibra presente na polpa é excelente para estimular o bom funcionamento do intestino.

TEA TREE

O óleo essencial de tea tree possui diversos usos. Um dos mais interessantes é sua ação antimicrobiana sem os riscos do micróbio desenvolver resistência devido à sua complexidade química. Ele age contra micróbios de duas maneiras: através de uma ação direta sobre os microorganismos e através da ativação de nossas células de defesa. Por ser um produto muito concentrado, deve ser usado com muita cautela e seguindo as instruções abaixo (na parte de receitas).

EQUINÁCEA

Embora não seja muito conhecida no Brasil, seu uso na medicina indígena americana é bem antigo. É antialérgica, antisséptica, antimicrobiana, antivirótica, estimulante da linfa e do sistema imunológico celular. Seu chá ou sua tintura são indicados em casos de gripe, resfriado, tosse, bronquite, faringite e infecções de repetição. Não deve ser usado junto com medicamentos alopáticos, pois sua metabolização é feita por enzimas que metabolizam também muitos medicamentos sintéticos e por competição, isso pode causar intoxicação e inativação.

Você pode combinar o uso dos ingredientes acima, mas ressalto que não é necessário usar tudo ao mesmo tempo. Use o que for mais fácil de encontrar e confie em seu corpo. A maioria das infecções por vírus são auto resolutivas (se curam expontâneamente). Com a ajuda da natureza seu corpo irá fazer o resto do trabalho. Vamos a algumas receitas?

RECEITAS

Suco antivirose

Este suco não possui contra indicação e pode ser usado inclusive para prevenção.

1/3 de um abacaxi
2 punhados cheios de agrião
1 dente de alho
1 limão
1 pedaço de gengibre (mais ou menos do tamanho da metade do seu dedo indicador)
2 colheres de mel ou melaço de cana para adoçar (opcional) ou 10 gotas de adoçante estévia (opcional)
1 côco grande (ou 2 pequenos)

Coloque primeiro as folhas do agrião, o alho e o gengibre bem picados esprema o limão e coloque o ingrediente escolhido para adoçar (caso deseje). Coloque a água de côco junto com a polpa. Bata tudo no liquidificador e coloque em uma vasilha bem vedada. Divida em 3 doses. Tome entre as refeições. Depois de tomar a primeira dose, guarde a vasilha com o restante na geladeira. Cada dia faça um suco novo.

Tea tree com óleo de côco (uso adulto)

Essa receita deve ser usada em caso da virose já ter se instalado. Pegue uma colher de sopa de óleo de côco e pingue 3 gotas de tea tree. Misture com um palitinho e beba. Usar 3 vezes ao dia entre as refeições. Não usar por mais de 7 dias. No Brasil, a marca de óleo essencial que eu indico para uso interno é a Laszlo.

Tintura ou chá de equinácea

A equinácea pode ser usada na prevenção e tratamento de infecções e como imunoestimulante. Use durante 30 dias dias, duas vezes ao ano (no começo da primavera e no começo do outono é uma boa sugestão).

Como usar a tintura: usar 1 gota por cada quilo, da tintura diluída em água, 3 vezes ao dia.
Exemplo: se você pesa 50 kg, tome 50 gotas 3 vezes ao dia, o que dá 150 gotas/dia. Não ultrapassar 300 gotas/dia, mesmo que você pese mais de 100 kg.

O chá deve ser preparado com a medida de sua mão. Feche a mão em concha e coloque a erva no centro da mão. Faça um chá com 3 vezes esta quantidade: ferva 500 ml de água. Quando levantar fervura, coloque a erva e deixe cozinhar por 5 minutos. Tampe, espere esfriar e coe. Divida em 3 doses e tome entre as refeições (guarde na geladeira e renove o chá a cada novo dia).

Este artigo não pretende substituir cuidados médicos. A autora se isenta do uso irresponsável das informações contidas aqui.

Mona Soares
Farmacêutica – fitoaromaterapeuta – artesã de cosméticos naturais
[email protected]