Gel natural para ter um crespo perfeito

Seu cabelo crespo anda sem vida, maciez ou brilho? Parte com facilidade? Está com a cor desbotada?Só fica bonito no dia que lava e depois começa a ressecar? Acho que tenho a solução para você.

Digo isso porque antes de usar este ingrediente, meu cabelo era assim como a descrição acima. Eu estava doida para encontrar um ingrediente natural que resolvesse esse problema, mas sem sucesso. Já havia tentado o gel de linhaça e a sensação é que meu cabelo ficava duro demais e ressecava um pouco (não dava a maciez que eu tanto queria).
Sempre ouvi falar bem da babosa (aloe vera) para cabelos crespos. Mas sempre usava de uma única forma: na hidratação. Até fazer outras tentativas e chegar na receita que vou passar para vocês.
A primeira coisa que descobri foi que quando eu deixava o gel no cabelo (ou seja, usava como finalizador), o cabelo ficava cheio de bolinhas brancas. Então pensei em filtrar esse gel para que restasse só a babinha dele e deu super certo.
Estou usando-o há um tempo e meu cabelo está adorando. Está do jeito que sempre quis.
Primeiro eu vou mostrar para vocês como fazer o gel. Em seguida vou sugerir algumas formas de uso. Vamos lá?
MODO DE PREPARO
Primeiro você deve escolher folhas de babosa saudáveis e suculentas. Não lave-as. Use um pano ou papel toalha molhado de álcool para limpa-las.
dscf5734
Após limpa-las, retire com uma faca os espinhos das laterais e um dos lados das folhas.
dscf5737
Agora você pode raspar todo o gel da folha e colocar em uma vasilha
dscf5736

 

dscf5738
Leve esse gel para o liquidificador. Para cada 3 folhas, adicione uma colher de álcool de cereais. Bata as folhas e guarde o copo do liquidificador alguns minutos na geladeira para a espuma “assentar”.
dscf5740
Passe esse gel em uma peneira grossa. Caso ele esteja muito espesso e você não consiga passar em uma peneira, vá para o passo seguinte.
dscf5741

 

dscf5742
Pegue um pedaço de tecido, um coador de café de pano (reservado só para este fim), ou um coador de café reutilizável (como o da foto) e vá colocando o gel aos poucos e espremendo. Quando não conseguir espremer mais gel, vá raspando a fibra do interior do coador ou do pano e colocando mais gel. Feche a parte superior e esprema a parte inferior com as mãos. O coador ou tecido porem ser lavados e fervidos para serem reutilizados.
dscf5744
Pronto! Você tem seu gel do crespo perfeito para ser usado em seu cabelo. Como este é um produto natural sem conservantes, você pode pegar uma cuba de gelo com tampa, colocar o gel nela e toda vez que precisar, retirar um cubinho. Dura um mês, desde que bem congelado. A quantidade de cubos (que geralmente varia de meio a dois) vai depender do tamanho e volume do seu cabelo. Você pode também dosar isso comprando uma fôrma de gelo com cubos maiores ou menores a depender da sua necessidade.
COMO USAR
1. No xampu
O gel de babosa diminui o ressecamento do xampu. Você pode colocar um cubo (a depender do tamanho do seu cabelo) em um recipiente e misturar à quantidade de xampu que irá usar. Lave os cabelos normalmente.
2. Na máscara de hidratação
Misture sua máscara capilar favorita com o gel (metade/metade) e aplique normalmente. Enluve bastante. Essa máscara dá brilho, força e diminui a porosidade.
3. Como finalizador
Misture o gel à quantidade de creme que você irá usar para finalizar seu penteado e aplique no cabelo. Eu uso metade gel, metade creme.
4. Vem aqui contar pra gente o que achou!
Um beijo,
Mona Soares
Farmacêutica – fitoaromaterapeuta – artesã de cosméticos naturais
[email protected]