O uso do vinagre na saúde e beleza dos cabelos

Quando conheci o método no poo, uma das coisas mais legais que achei, foi voltar a usar ingredientes encontrado na cozinha. Quando eu era criança isso era muito comum: vovó fazia hidratação de tutano em meu cabelo e minha de abacate e mel. Eu mesma sempre conversava com alguém sobre alguma receita caseira para cuidar dos cabelos. Fui crescendo e esse costume foi sumindo. As revistas sempre advertiam que receitas caseiras além de não funcionarem não tinham os ingredientes sob medida para os nossos fios, e ao virar a página da revista, lá estava uma propaganda indicando algum creme “milagroso” e caro.

Sem contar que na minha infância dos anos 80/90 pouco havia no mercado de opções de cremes para cabelos crespos. E menos ainda modos de tratar adequadamente este tipo de fio. As receitas caseiras ficaram pra trás por um bom tempo e foi na idade adulta, por volta de 2009 que conheci o movimento “no poo”, o “slow beauty” que resgatava as antigas receitas da vovó, trazendo muita autonomia nos cuidados capilares. Mas só depois que me aprofundei nos estudos de cosméticos naturais que descobri que a natureza possui a medida exata daquilo que nosso cabelo e pele precisam, desde que usemos esses recursos com sabedoria.

Um destes ingredientes culinários que podem ser usados no cabelo é o vinagre. Além de ser um produto barato, possui muitos outros usos na limpeza doméstica (não costumo usar vinagre na culinária, mas esta também é uma indicação). Ou seja, se você não gostar dele em seu cabelo, pode dar outro destino.

Na tradição alquímica, o vinagre é a transformação do vinho sob certas condições cujo álcool se transforma em ácido acético através da fermentação de bactérias específicas. Sou apaixonada por produção artesanal de vinho, vinagre, cosmético ou qualquer coisa que tenha alquimias naturais no meio. Em Minas, tive a oportunidade de adquirir alguns vinagres feitos por processo alquímico. A última garrafinha que restou foi este de canela e hibisco, vejam:

dscf5722


Agora estou usando um vinagre artesanal de coco que vem do Quilombo Tenodè. Sou apaixonada por tudo que é feito com o coco. A quem interessar possa, o vinagre do Quilombo Tenodè é vendido pelo pessoal da Casa Amarela em Salvador-BA. Já o vinagre da marca Alimento dos Deuses é vendido por Raquel de Campos, uma alquimista dedicada, em MG.

dscf5724


Isso não quer dizer que você não possa usar um vinagre mais acessível. Há marcas de vinagres orgânicos disponíveis no mercado. Evite os vinagres industrializados ou com conservantes. A marca ROSSONI possui um vinagre de maçã por um ótimo preço.

O vinagre é antifúngico e antibacteriano. Auxilia no controle da caspa fúngica, previne infecções do couro cabeludo que poderiam resultar em calvice por infecção e diminui a coceira em alguns casos.

Ajuda a dar brilho aos fios, equilibrando o pH após o uso de xampus. Algumas pessoas afirmam que o vinagre de maçã ajuda a reter a umidade nos fios, previne a formação de pontas duplas, faz a tintura durar mais tempo. O pH do nosso cabelo é levemente ácido. O vinagre serviria para reestabelecer esse pH, que é alterado após o uso do xampu.

Por amaciar as cutículas do cabelo, refletem melhor o brilho, tornando o cabelo mais suave, mais brilhante e mais fácil de pentear. Sela a hidratação dentro do fio, quando aplicado depois dela. Abaixo dou algumas sugestões de como usar o vinagre.

COMO USAR

Antes de lavar com xampu sólido
O vinagre pode ser usado durante a transição para o xampu sólido, ou xampus naturais. Falo disso >>aqui<<

Para caspa
Aplique no couro cabeludo diluído em agua (metade água, metade vinagre). Pode usar um frasco spray (após enxaguar o condicionador ou máscara capilar). Aguarde alguns minutos em enxague.

Para dar brilho e reter a umidade
Coloque em um frasco spray uma parte de vinagre para três partes de água. Aplique nos fios após enxaguar o condicionador ou máscara. Deixe agir por alguns minutos em enxague. A relação 1:3 (vinagre/água) é apenas uma sugestão. Você põe tentar outras quantidades. Há quem use muito mais água, ou um pouco menos.

Eu tenho usado em minha rotina de cuidados capilares uma vez por semana. Veja de que forma fica melhor para você. Gostarei muito de saber o que você achou.

Um beijo,

Mona Soares
Farmacêutica – fitoaromaterapeuta – artesã de cosméticos naturais
[email protected]