Quero fazer sabão natural, mas tenho medo da soda

Essa é uma das coisas que mais leio sobre saboaria. Seja através de e-mails de pessoas que desejam aprender a fazer sabonetes “sem soda”, ou em fóruns que participo, através de comentários similares. Quando eu leio sobre o medo que as pessoas têm de fazer um produto que implica no uso de uma substância química que de fato exige cuidado na manipulação, eu imagino aquela cena do filme “O Labirinto do Fauno”, em que a protagonista foge do horroroso monstro que tem olhos nas mãos. Ele é uma espécie de soda cáustica personificada, digamos assim, que vem em minha mente. Mas posso te garantir que não é nada disso e te convido a continuar até o final do texto comigo para desvendar essa tão assustadora soda cáustica.

p.txt
Como algumas pessoas veem a soda cáustica.

Há algum tempo, escrevi um texto explicando direitinho como o sabão é feito. E se você deseja saber mais, >>clica aqui<<. Hoje o papo é só sobre a minha amiga soda, embora eu vá repetir algumas coisas essenciais para que todo mundo possa entender.

Entenda: não existe sabão sem soda

Precisamos aceitar essa verdade assustadora. Isso mesmo. Todo e qualquer sabão é feito através de uma reação química em que se usa soda cáustica. Mesmo os glicerinados. Claro que quem compra a base glicerinada pra fazer sabão não terá mais contato com a soda, pois ela foi previamente consumida na indústria que criou essa base pra você.

Mas se você deseja fazer sabonetes naturais  completamente do zero, utilizando óleos e manteigas vegetais, para ter uma base de altíssimo desempenho – até hoje não encontrei uma base glicerinada que produzisse um sabonete da qualidade de um feito do zero-, precisa perder o medo da soda. O sabão, quando bem feito e quando o pH é medido e dá certinho não possui mais resquício de soda. Ela é toda consumida durante a reação.

Há quem diga que só temos medo daquilo que a gente desconhece. Então vamos falar um pouco da soda?

Afinal, o que é soda cáustica?

A soda cáustica é um sal básico (neutraliza ácidos) muito forte de cor branca. Possui alta capacidade de absorver água. Por reagir com ácidos, é usado na feitura de sabonetes, reagindo com os ácidos graxos presentes nos óleos e manteigas. É também usada para desentupir pias, pelo mesmo princípio, pois reage com as gorduras que são as principais responsáveis pelo entupimento. Mas esse uso é desaconselhável. Ela pode vir apresentada em escamas, em pó, ou mesmo em solução líquida, diluída em água.

Industry-Grade-Caustic-Soda-So
A soda cáustica como ela é

Nesse ponto eu tenho algo a dizer: sua aparência inofensiva, pode realmente ser bastante perigosa. Por isso mesmo deve ficar longe de crianças e animais. Agora se você é um adulto, que está disposto a aprender a produzir sabonetes naturais e está se sentindo impedido por conta do medo da soda, não se deixe paralisar. A soda é como quase tudo na vida: só é perigosa se não tomamos cuidado.

Atravessar a rua sem olhar pros lados? É perigoso! Dirigir bebendo? Muito perigoso. Sexo sem camisinha? Perigosíssimo! E a gente não pode deixar de fazer coisas que a gente gosta por conta dos perigos. A gente precisa buscar o jeito certo de fazer.

Mas e o sabão de cinzas?

Eu disse que não tinha sabão sem soda. Aí veio essa perguntinha malandra em minha mente. De fato, uma opção é o sabão de cinzas. Ele é lindo. Maravilhoso. Conheço duas artesãs incríveis versadas nessa arte. Elas moram em um belo terreiro de candomblé, cercado de verde. Possuem um fogão a lenha e utilizam bastante lenha em seu dia a dia. As cinzas dessa lenha viram sabão. Esse sabão cozinha por uma semana. É preciso uma quantidade enorme de cinza para produzir um pequeno lote de um quilo. É preciso peneirar a cinza. Diluir em água e depois realizar o cozimento. Outra coisa importante: a solução concentrada de cinzas para a feitura do sabão possui um pH bem próximo do da solução de soda cáustica. Se você tem um sítio, uma casa grande, com um fogão a lenha, bastante consumo de lenha e tempo, te oriento a pesquisar sobre o sabão de cinzas (ainda quero escrever sobre ele), mas se esse não é o seu caso…

Se mesmo depois dos meus argumentos, você continuar com medo, tudo bem. Existem as bases glicerinadas e no texto que linkei acima, falo bastante delas. Mas se você decidiu fazer sabão usando soda cáustica, siga as dicas abaixo.

Ok, quero fazer sabão com soda, quais cuidados eu preciso tomar?

  • Use EPI. O equipamento de proteção individual é a primeira coisa que você deve pensar ao manipular a soda cáustica. Use um jaleco que proteja seu corpo. Óculos de proteção e máscara para gases (vendidas em casa de equipamentos de segurança ou de construção). Luvas de borracha também são essenciais.
  • Evite inalar os primeiros vapores: ao diluir a soda na água (sempre a soda na água, nunca o contrário), segure a respiração e saia do ambiente onde ela está sendo manipulada.
  • Manipule a soda sempre em um local ventilado e arejado. Dessa forma, os vapores se dispersam.
  • Mantenha a soda sempre longe de animais e crianças.
  • Evite a soda cáustica líquida. Prefira em escamas e guarde sempre em recipiente bem vedado e identificado. Evite comprar soda que vem em sacos ou pacotes. Prefira as que vem em frascos de plástico resistente.
  • O recipiente onde a soda estiver deve estar longe da cozinha (para evitar confusão com alimentos) e deve estar muito bem rotulado sinalizando que ali contém soda cáustica.
  • Ao lavar os itensílios que usou para manipular a soda, use luvas.
  • Em caso de acidente leve, lave abundantemente o local e aplique algumas gotas de óleo essencial de lavanda puro.
  • Em caso de acidente grave ou ingestão procure imediatamente um médico.
  • Evite manusear soda cáustica caso esteja grávida.

Não quero, através desse texto diminuir os riscos da soda cáustica. Mas eles podem ser drasticamente reduzidos se tomarmos os devidos cuidados. Eu sou a pessoa mais estabanada do mundo. Faço sabão há alguns anos e nunca me acidentei. Também tomo todos os cuidados, assim previno danos a longo prazo. Então se você está morrendo de vontade de aprender a fazer seus sabonetes naturais, vai tranquilo. É uma prática ancestral. Eu asseguro que os benefícios de produzir um sabão lindo e natural compensam qualquer medo. Desde, claro, que você se cerque dos cuidados que falei.

 

img_7978
Tá vendo essas lindas barras de sabão? Elas não seriam possíveis sem o uso da soda cáustica

Se você deseja aprender a produzir seus próprios sabonetes e xampus sólidos de maneira natural, livre de sulfatos, conservantes, corantes artificiais, sebo animal e perfume sintético, conheça o e-book “A arte da saboaria natural” >>clicando aqui<<.

Mona Soarimg_2621es
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

 

Imagens:

  1. Monstro do filme O labirinto do Fauno. Imagem retirada daqui: http://obviousmag.org/episodica/2016/os-verdadeiros-monstros-de-o-labirinto-do-fauno.html
  2. Soda cáustica. Imagem retirada daqui: http://image.made-in-china.com/2f0j10NSntcHfdHazT/Industry-Grade-Caustic-Soda-So.jpg
  3. Foto do sabonete de andiroba e copaíba da Ewé. Por Humberto Borges.

 

Marcado com , , , ,