Perfumaria botânica: bibliografia básica [parte 1]

Hoje vou começar uma série de indicações da minha bibliografia básica sobre a perfumaria botânica/natural. Foi a partir desses livros que ganhei mais segurança para produzir o aroma dos meus sabonetes e cosméticos. Acredito que não dá pra separar o conhecimento da cosmética natural e da saboaria natural da aromaterapia. Esta vem para dar segurança em relação a uso adequado, emprego terapêutico dos óleos essenciais, quantidades a serem usadas, contra indicações, etc. Isso ajuda e muito na construção do que chamamos de blend (mistura) que irá acrescentar propriedades terapêuticas em um sabonete ou creme corporal. Mas o que dá a “alma” é o conhecimento da perfumaria. Quem nunca se apaixonou por um cosmético por conta do cheiro? E quem nunca desistiu de um cosmético por não gostar do cheiro? Então se você produz seus cosméticos e acha que no final o cheiro fica estranho, que os óleos essenciais que você usa não harmonizam bem, ou você não produz cosméticos, mas está a fim de começar a fazer seus próprios perfumes 100% naturais, recomendo que você comece a adquirir alguns livros da área e começar a fazer seus testes olfativos. Existem alguns cursos e oficinais no Brasil, ministrados por perfumistas como Ane Walsh e Palmira Margarida. Mas enquanto você não faz nenhum curso, pode ler os livros que indico aqui. Eles me ajudaram e ajudam muito ainda. Nas fotos dá pra ver o desgaste deles. É que sempre estou consultando.

ESSÊNCIAS E ALQUIMIA – MANDY AFTEL

DSCF6914

Eu sou completamente apaixonada por esse livrinho! Ele foi o primeiro de todos os livros de perfumaria que li na vida! Simplesmente encantador, envolvente, com uma leitura leve, que faz você viajar… O livro começa com a história da perfumaria e o papel do alquimista na construção do perfume e ao longo do tempo e das culturas. Os processos de extração (destilação – expressão – enfleurage) são tratados nessa parte inicial também. A autora segue explicando como armazenar as matérias primas, equipamentos utilizados na feitura de um perfume artesanal e ingredientes adicionais necessários, como, por exemplo, ceras[1], óleos carreadores[2] e álcool de cereais.

DSCF6911

Finalmente, Mandy descreve uma paleta de óleos essenciais, concretos[3], absolutos[4] e resinas para finalmente você começar a produzir perfumes simples. Essa descrição se baseia na pirâmide olfativa[5]. Foi aqui que comecei a compreender como funciona a fixação de um perfume natural. Como não utilizamos ingredientes sintéticos, a fixação se dá através do uso de elementos fragrantes com uma menor taxa de evaporação, fazendo o aroma durar mais tempo e alguns deles prendem delicadamente os aromas que possuem originalmente uma evaporação mais rápida.

Junto a Mandy, você vai poder construir passo a passo um perfume que ela sugere no livro. A autora também te dará outras receitas de óleos de banho, água pós banho, como combinar essências e fornecedores nos EUA de matéria prima. Por fim, você poderá acessar a interessante e robusta bibliografia da autora.

Meu livro, adquiri em 2013, na Livraria Cultura do Salvador Shopping. Mas ele infelizmente está esgotado. Você pode encontrar alguns exemplares na ESTANTE VIRTUAL. É uma raridade, então agarre o seu. Caso prefira ler em inglês, você pode adquirir no próprio SITE DA MANDY. Aproveita e dá uma navegada por lá, mas cuidado: dá aquela vontade louca de largar tudo, vender os móveis, comprar tudo de essencias e livro,s e viver por aí viajando e fazendo perfume, hahaha.

A ARTE DOS PERFUMES – NICOLAS DE BARRY

DSCF6916

O livro do De Barry chegou logo depois do de Mandy em minha vida. Ele é lindo, rico em fotografias coloridas. O autor começa apresentando a arte do perfumar-se desde os primórdios (Egito) até o que chamamos de era industrial da perfumaria, quando os perfumes botânicos passaram a ser substituídos pelos correlatos sintéticos. Bem mais baratos, porém com aromas muito menos complexos e instigantes para o olfato, a perfumaria perdeu muito nesse sentido. Os aromas perderam seu toque intimista e passaram a ter quase uma obrigação de perfumar todo o ambiente (e não só quem usa o perfume) e durar quase infinitamente na pele. Obviamente, há perfumes sintéticos maravilhosos, mas não foi deles que vim falar aqui.

As matérias primas são apresentadas mais em um contexto ligado ao método de extração e países que possuem o melhor terroir para cada espécie: a baunilha de Madagascar, a lavanda da França, a rosa da Bulgária, o vetiver das Ilhas Reunião… O autor demonstra fazer questão de trabalhar com o que há de melhor em termos de matéria prima da perfumaria.

DSCF6918

O forte do livro são o número de receitas. Há receitas de perfumes, águas de colônia, sabonetes, velas, óleos capilares, águas aromáticas e unguentos. É preciso preparar o bolso, pois como disse, as matérias primas sugeridas pelo autor são de primeira qualidade. E definitivamente eu preciso concordar: não dá pra economizar quando pensamos em matéria prima de qualidade na perfumaria.

Ao final do livro, temos um glossário para você se familiarizar com termos comumente usados no universo “perfumístico”. O meu exemplar adquiri na livraria do SENAC. Acho que é um livro que está se esgotando, pois em uma busca pelo google, o vi disponível em poucas livrarias. O EMPÓRIO LASZLO ainda tem. Mas vale fazer uma busca em outros lugares para fazer cotação de preço.

Perfume-perfume-the-story-of-a-murderer-25053407-1200-798

Esses foram os dois livros que me despertaram para o estudo da perfumaria natural. Em breve trarei livros que indicam o estudo mais sistemático dessa arte. Mas com esses dois, você já começa a despertar a “alma perfumista” que tem aí dentro de você. Como indicação extra pra esse comecinho de jornada, eu indico que você leia o livro O PERFUME de Patrick Süskind. Assista também o filme. Com relação a essa indicação, eu prefiro não falar nada (rs). A gente se vê nos comentários.

GLOSSÁRIO:

[1] Cera – compostos orgânicos sólidos, que fundem em temperaturas elevadas (geralmente entre 50º). Podem ser de origem animal (cera de abelha), vegetal (ceras de carnaúba, cera de candelila), sintética (produzidas em laboratório) ou semissintética (quando uma cera natural é transformada quimicamente). Na perfumaria botânica, utilizamos apenas as ceras naturais de origem animal ou as vegetais. A preferencia é que sejam brutas, não clarificadas e se possível, orgânicas.

[2] Óleos carreadores – são considerados óleos vegetais onde as essenciais aromáticas são diluídas. Seja na perfumaria ou na aromaterapia. Geralmente na perfumaria utiliza-se o óleo de jojoba, que na verdade é uma cera líquida e não oxida facilmente.

[3] concreto – produto da extração por solvente de plantas aromáticas. A planta (geralmente flores) é misturada ao solvente. O solvente puxa para si os componentes aromáticos, junto com ceras e pigmentos. Posteriormente, o solvente é retirado da mistura e o que sobra é uma pasta cerosa muito aromática que é usada na perfumaria. É excelente para a produção de perfumes sólidos.

[4] absoluto – produto fragrante bastante concentrado separado do concreto. O que sobra do concreto após retirarmos o absoluto é a cera floral. Essa cera é bastante apreciada para uso na saboaria natural e até mesmo em perfumes sólidos. O absoluto pode ser usado para compor perfumes líquidos (em álcool) ou oleosos.

[5] pirâmide olfativa – é uma forma de classificar as essências aromáticas de acordo com a persistência de seu aroma (ou volatilidade). Na base da pirâmide estão os óleos essenciais onde predominam componentes de evaporação lenta (resinas, óleos essenciais espessos como patchuli, vetiver, semente de ambrette, etc ). No meio estão os óleos essenciais onde predominam componentes de evaporação mediana (óleos essenciais como a canela, o cravo, os absolutos de rosa e jasmim). No topo da porâmide estão os óleos essenciais mais voláteis, como a lavanda, o pau rosa e os cítricos.

REFERÊNCIAS:

  1. AFTEL. M. Essências e Alquimias: um livro sobre perfumes/ Mandy Aftel; tradução de Márcia Prudêncio. – Rio de Janeiro: Rocco, 2006.
  2. BARRY, N. A arte dos perfumes: colônias, óleos, sabonetes, sais de banho, velas -/Nicolas de Barry: tradução Marcos Macionilo – São Paulo: Editora Senac São Paulo: Boccato, 2012.

Mona Soarimg_2621es
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]

 

IMAGENS:

Imagem destacada: Cena do filme O perfume, retirada daqui: https://www.popoptiq.com/unsung-gems-perfume-the-story-of-a-murderer/

 

Marcado com , , , ,