Como lavar o cabelo crespo com sabonetes naturais

Sabonetes naturais são maravilhosos e muito versáteis. Uma das vantagens deles é que você pode usar no corpo todo, da cabeça aos pés. Quando usei um sabonete natural pela primeira vez em meu cabelo, que é crespo, foi um desastre total. Ressecou as pontas e deixou a raiz oleosa, ou seja, tudo que eu não queria! Mas aos poucos eu aprendi a usá-lo e faço uso deste método uma vez por semana para limpar o couro cabeludo e os fios de maneira suave e natural. São liberados para quem segue o método low poo, pois não contém sulfatos. Vamos ao passo a passo?
1. Escolha o sabonete
É importante escolher um sabonete totalmente natural para isso. Opte por um produto feito a partir da saponificação de gorduras vegetaislivre da adição de qualquer agente limpante sintético. A fórmula deve conter apenas óleos vegetais saponificados, extratos de ervas, óleos essenciais e resinas. As fórmulas com argila costumam ressecar o cabelo.
dscf3030
Só use um sabonete com argila se possuir o couro cabeludo oleoso, quiser fazer uma limpeza profunda, ou usar dreads. Após escolher seu sabonete, divida-o em 2 ou 3 partes, pois deste modo você evita o desperdício, e obtém um maior rendimento do produto.
2. Prepare o cabelo
dscf3047
Sabemos que cabelos crespos tendem a embaraçar. Para evitar que isso aconteça durante a lavagem, dificultando-a,  é importante preparar o cabelo, dividindo-o em partes. Meu cabelo é mega cheio e eu o divido em duas partes. Acho suficiente, mas você pode dividir em 3 ou 4.
dscf3048
Depois de dividir, molhe cada parte do cabelo e vá massageando a raiz para remover parte da sujeira com a água. Com o cabelo encharcado, comece a desembaraçá-lo (começando pelas pontas, para evitar quebra). Isso facilita a aplicação do produto.
Eu uso uma escova de cerdas duras. Isso faz com que eu desembarace meu cabelo muito mais rápido, já que ele é bastante volumoso.
dscf3049
3. Aplique o produto
dscf3052
Agora você começa a aplicar o sabonete apenas na raiz. Vá abrindo o cabelo. Se preferir faça mais divisões e vá “riscando” o couro cabeludo com o sabonete, massageando com as mãos, até que tenha aplicado em toda a raiz. Faça um lado do cabelo de cada vez. Ao terminar um dos lados, prenda e vá para o lado seguinte. Não aplique no comprimento. Durante o enxague, a espuma que desce para as pontas é suficiente para lavar o comprimento. Só aplique no comprimento se você for uma crespa com as pontas dos cabelos oleosas. Eu até hoje não conheci ninguém assim. De vez em quando você pode aplicar o produto no comprimento dos fios, mas só se eles estiverem muito sem brilho ou com acúmulo de produtos.
4. Massageie o couro cabeludo
dscf3055
Esta é a etapa mais importante. É preciso investir na massagem. Massageie toda a extensão do couro cabeludo. Se perceber que faltou produto em algum lugar, aplique mais um pouco na região sem sabão.
5. Enxague e proceda como de costume
Após a massagem, enxague o cabelo, retirando todo o produto. Algumas pessoas notam que os fios ficam ásperos nesta etapa e outras não. Eu sentia isso no começo, hoje não sinto mais. Caso isso aconteça com você, veja o post sobre o uso do vinagre de maçã. Ele ajuda a evitar essa aspereza. Mas assim que você passa o condicionador, o cabelo amolece novamente. Atualmente uso o vinagre de maçã muito raramente.
Com o cabelo livre do sabonete, passe o condicionador e desembarace novamente. Opte por um condicionador o mais natural possível, ou ao menos que seja livre de silicones (amodimethicone, simethicone, ou qualquer palavra que termine com -one ou -ane impressa no rótulo) e derivados do petróleo (paraffinum liquidum, vaselina, etc). Eu não faço hidratação no cabelo. Depois que mudei para produtos naturais, eu não sinto mais necessidade. Uma vez ao mês ou a cada quinze dias eu faço umectação com óleos vegetais (aplico o óleo no cabelo sujo e seco, e deixo algumas horas antes de lavar). Enquanto o condicionador permanece nos fios, eu concluo meu banho e enxaguo o condicionador. Enxugo o cabelo e aplico o creme de pentear, ajeitando os fios com os dedos.
dscf3057
Na foto acima, o cabelo finalizado e ainda molhado. Amanhã posto uma foto dele seco. Ele triplica de volume!
Finalizo aqui meu ritual de cuidado capilar. Lavo o cabelo duas vezes por semana geralmente. Nos dias seguintes passo alguma pomada ou manteiga natural para dar brilho. Aparenta ser complicado lavar o cabelo com sabonete, mas não é. No começo se sente um pouco de dificuldade, mas com a prática se torna super simples. É muito vantajoso usar sabonetes naturais, pois são produtos biodegradáveis e saudáveis; além de durarem bastante. Alguns vão se adaptar mais ao seu tipo de cabelo que outros, assim como qualquer produto capilar. Eu gosto muito das barras que contém óleo de castanha ou licuri. Mas isso varia de pessoa para pessoa. E então, vamos quebrar mais esse tabu e aproveitar os benefícios de usar algo sólido para a limpeza dos fios e couro cabeludo?