Saboaria natural do zero: utensílios necessários à feitura do sabão

Decidi criar este post porque recebo muitas mensagens de pessoas buscando saber a respeito do investimento necessário para os equipamentos básicos da saboaria natural. Aqui eu vou falar exclusivamente dos utensílios. Não entrarei em detalhes sobre a matéria prima (que também é um investimento). Então vamos lá, o que é necessário para eu fazer meu primeiro sabonete natural do zero?
Quem não conhece nada de saboaria natural se surpreenderá, pois muitos dos utensílios são os mesmos usados na nossa cozinha. Mas nada de misturar, hein? Não dá pra usar a mesma panela do vatapá pra fazer o sabão. Corre o risco de contaminar quimicamente sua comida e biologicamente seu sabonete. Não vamos misturar. Cada utensílio deverá ter uso exclusivo em seus respectivos “departamentos”.

soapmaking-equipment

Vamos à listinha?

Material de segurança:
– Touca ou lenço para cobrir os cabelos
– Óculos de proteção e máscara (vendidos em casa de material de construção)
– Luvas de borracha (vendidas em supermercados)
– Jaleco ou avental

Utensílios:
– Recipiente resistente ao calor para derreter óleos e manteigas (vidro, inox, esmaltado). Não use ferro, lata ou alumínio.
– Recipiente de vidro para preparo da lixivia (pode ser um becker vendido em casa de produtos químicos ou uma jarra de vidro temperada usada na culinária). Algumas pessoas usam plástico. Pode ser também, desde que suporte altas temperaturas. Eu prefiro vidro.
– Colher de inox ou espátula de silicone para mexer a lixívia (cabo longo).
– Termômetro para altas temperaturas (para aferir as temperaturas dos óleose lixívia). O mais indicado é um termômetro digital infravermelho. Comprei o meu no mercado livre.
– Balança que pese até 5kg que pese de 1 em 1g. Pode ser balança usada na culinária.
– Balança que pese de 0.1 em 0.1g. Geralmente essa balança pesa no máximo 500g. Vende no mercado livre. É a mesma usada por ourives e relojoeiros.
– Fôrmas para colocar a massa do sabão feito. Podem ser de madeira, silicone, acrílico e plástico. Não deve usar fôrmas de alumínio, lata ou ferro. Este item pode ser dispensado se você está começando e quer economizar. Você pode fazer seu primeiro sabão em embalagens tetra pak usadas (e devidamente higienizadas e forradas) ou tipo tupperware. As fôrmas de madeira devem ser forradas com papel manteiga.

Esse é o básico para começar. Você pode começar a fazer um levantamento de valores pelo google ou estabelecimentos da sua cidade. Como não conheço todas as cidades do Brasil (ai, gente, bem que eu gostaria, viu? Sagitariana adora viajar), pode ser que haja variações de preço e locais de venda. Quando eu comecei a fazer sabão eu não tive nada de mão beijada. Eu tive que buscar no google, localizar os lugares, ligar, bater muita perna no comércio, na av. 7, na baixa dos sapateiros e tudo o mais. Recomendo que você faça o mesmo onde você mora e boa sorte! Bem vindo ao universo da saboaria natural.

*

Se você deseja aprender a produzir seus próprios sabonetes e xampus sólidos de maneira natural, livre de sulfatos, conservantes, corantes artificiais, sebo animal e perfume sintético, conheça o e-book “A arte da saboaria natural” >>clicando aqui<<.

*

Gosta do meu conteúdo e deseja acessá-lo em outros formatos?

Me siga nas redes sociais:

Instagram: >> clica aqui <<

Facebook: >> clica aqui <<

*

Mona Soarimg_2621es
Farmcêutica, fitoaromaterapeuta e artesã de cosméticos naturais.
Professora de saboaria natural e cosméticos naturais.
Proprietária da marca Ewé Alquimias.

[email protected]