Óleos vegetais e óleos essenciais na cosmética natural

p1261558
Destilação artesanal na Índia
Óleos essenciais e vegetais são ingredientes importantíssimos na cosmética natural. Alguns produtos são feitos exclusivamente com eles. A cosmética convencional usa óleo mineral e outros petroquímicos em seus produtos. Porém o óleo mineral nada traz de bom para a pele. Além de não fornecer nenhum nutriente, forma uma barreira que impede a pele de ‘respirar’. Os óleos vegetais possuem inúmeras vantagens em relação ao óleo mineral, oferecendo propriedades antissepticas, cicatrizantes e antiinflamarórias; vitaminas e fito-hormônios. Possuem maior afinidade com a pele, pois muitos dos componentes dos óleos, ceras e manteigas são encontrados na pele também. Os óleos então ajudam a repor tais nutrientes, influenciando no equilíbrio da pele e também do cabelo.
Para aromatizar seus produtos, enquanto os cosméticos não naturais usam essências sintéticas que podem possuir ftalatos –  compostos cancerígenos – , os cosméticos naturais usam óleos essenciais, que além de aromatizar , adicionam propriedades terapêuticas.
Para muitas pessoas, a diferença entre óleos essenciais e óleos vegetais é óbvia, mas para quem está começando a conhecer os cosméticos naturais, pode parecer confuso. Então a fim de facilitar a distinção, vamos às definições?
ÓLEO VEGETAL (OU ÓLEOS FIXOS)
Óleos, ceras ou manteigas vegetais (tecnicamente chamadas de lipídios) são por definição química insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (substâncias químicas que diluem, solubilizam e dispersam outras substâncias). São compostos por ácidos graxos, que é a fração saponificável (que vira sabão ao reagir com uma base alcalina, como por exemplo a soda cáustica). Exemplo de ácidos graxos são: ácido esteárico, oleico e linoleico. Cada óleo vegetal tem uma mistura de ácidos graxos que varia conforme a espécie que foi extraída.
Os óleos vegetais são extraídos de frutos, nozes ou sementes. Eles possuem a característica de não evaporarem, terem pouco odor ou serem inodoros. Podem ser aplicados diretamente na pele e ajudam a deixá-la macia, a proteger, a cicatrizar, desinflamar, diminuir a irritação…
Deve-se dar preferência a óleos virgens (prensados à frio ou a baixas temperaturas), pois estes possuem, além dos ácidos graxos, vitaminas, proteínas, hormônios e antioxidantes. A minha experiência demonstra que os óleos vegetais orgânicos e prensados à frio demoram mais tempo para oxidar. Quando a oxidação acontece, pode apresentar mudança na aparência e/ou no odor e não devem ser mais usados.
Devem ser armazenados longe da luz e do calor.
Exemplos de óleos vegetais: coco, amêndoas, girassol, babaçu, abacate, rícino, dendê, licuri, andiroba, macadâmia e linhaça.
ÓLEO ESSENCIAL (OU ÓLEOS VOLÁTEIS)
dscn5072
Capim Nagô sendo preparado para destilação, processo que extrai o óleo essencial da planta
São produtos obtidos de partes de plantas através de destilação por arraste à vapor ou por prensagem (no caso dos óleos essenciais cítricos). Sua principal característica é a volatilidade, ou seja, suas moléculas passam rapidamente do estado líquido ao estado de vapor. Outra característica é o aroma agradável e intenso. Ao passar do estado líquido para o estado de vapor, é possível sentir seu cheiro. Apresentam solubilidade limitada em água, e são solúveis em álcool e óleos fixos. São em geral líquidos e devem ser usados sempre diluídos, com raras exceções. Não aplique o óleo essencial diretamente na pele, pois pode causar irritação. Também sofrem efeitos da luz, calor, ar e metais, e devem ser armazenados em embalagem que não permita passagem da luz (vidro âmbar ou alumínio) em local fresco e seco. Para fins terapêuticos, a diluição pode variar de 0,5% a 5%. Pode parecer pouco, mas óleos essenciais são substâncias altamente concentradas de princípios terapêuticos. Você pode diluir o óleo essencial em óleo vegetal ou álcool. Servem para tratar inúmeros problemas físicos e emocionais. Exemplo de óleos essenciais: lavanda, gerânio, capim santo, patchouly, rosas, tea tree e laranja.
Embora seja um conhecimento elementar é a partir desses conceitos que podemos utilizar com segurança tanto os óleos essenciais, quanto os óleos vegetais na saúde e na estética. Tanto os óleos essenciais quanto os óleos vegetais devem ser comprados em fornecedores idôneos. Desconfiem de preços muito baratos ou óleos vegetais com o mesmo aroma e cor. Existe uma montagem de óleos vegetais a partir do óleo de soja. Desconfiem de óleos essenciais com o mesmo preço. O óleo essencial de laranja por exemplo custa em torno de R$ 20,00 por 10ml. O de Rosa custa R$ 200,00. Isso porque cada matéria prima tem seu custo e isso isso interferirá no valor do produto final. Use os óleos essenciais com cautela. Procure fazer cursos na área de aromaterapia, pois óleos essenciais são também medicamentos e possuem contra indicações em alguns casos.